domingo 14 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Sistema Único

Suzano quer aderir ao programa federal ‘Saúde na Escola’

Evento reuniu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães milhares de trabalhadores do Sistema Único de Saúde

14 julho 2017 - 08h37Por De Suzano
Suzano quer aderir ao Saúde na Escola. Na tarde desta quinta-feira (13), o secretário de Saúde, Luis Claudio Rocha Guillaumon, reiterou o interesse do município quanto ao programa do governo federal durante sua participação no "Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde". Promovido em Brasília, o evento reuniu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães milhares de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área, além de dirigentes estaduais e federais. Caso seja beneficiada com a iniciativa, a cidade poderá receber recursos para o custeio e o reforço das Equipes de Saúde da Família (ESFs) que atuam na rede municipal de ensino. 
 
Segundo Guillaumon, durante o congresso, ele já garantiu o cadastro de Suzano quanto à implantação e à execução do "Saúde na Escola". Após a análise da solicitação por parte do Ministério da Saúde, é esperado que a cidade firme a parceria ainda neste ano com a União e comece a receber recursos a partir de 2018. 
O programa "Saúde na Escola" visa a integração e a articulação permanente da Educação e da Saúde, a fim de proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. A medida tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede municipal de ensino por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens que estudam na rede pública.
 
De acordo com a esfera federal, o público beneficiário são os estudantes da educação básica, bem como gestores e profissionais da Educação e da Saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, educandos da rede federal de educação profissional e tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Segundo Guillaumon, as atividades do "Saúde na Escola" serão desenvolvidas nas áreas de abrangência das ESFs em Suzano. "Após a inscrição neste projeto, vamos aguardar o deferimento do Ministério da Saúde, para podermos dar início a um planejamento e executarmos nossas ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação nas áreas de atuação das ESFs. Nossa ideia é integrar forças entre a rede municipal de ensino e a Saúde (ESFs), a fim de garantirmos saúde preventiva para as crianças de Suzano", complementa o gestor. 

Deixe seu Comentário

Leia Também