sábado 24 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Reunião com o DAEE

Suzano quer reservatórios para impedir cheias no Rio Una, Badra e Maria Helena

Rodrigo Ashiuchi participou de encontro na capital que visa mitigar os impactos das chuvas de maneira conjunta

05 abril 2023 - 05h00Por De Suzano

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) analisa o pedido de Suzano para construção de reservatórios para o amortecimento de cheias nos Parque Maria Helena, no Miguel Badra e no Rio Una.
Ontem, o prefeito Rodrigo Ashiuchi , junto ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em nova reunião com o DAEE. O encontro foi marcado pela participação dos municípios na elaboração de propostas de trabalho com o objetivo de mitigar os impactos das chuvas na região, e pela apresentação do cronograma de desassoreamento do rio Tietê, por parte do órgão estadual.

Entre as iniciativas elaboradas para atender às demandas identificadas, o prefeito de Suzano e o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, reforçaram a importância da construção dos reservatórios. Inclusive, a proposta de investimento na cidade foi apresentada ao presidente da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), Hélio Suleiman, que orientou a dupla sobre as etapas necessárias para a viabilidade do projeto. 

"Quanto antes pudermos antecipar, melhor será para evitarmos intercorrências e prejuízos às famílias no período das chuvas. O ideal é trabalhar o desassoreamento durante a estiagem para que haja um resultado efetivo. Estamos todos empenhados em um único objetivo, a fim de sanar todas as burocracias envolvidas para o quanto antes efetuarmos esse trabalho que é de grande importância e interesse dos municípios”, explicou Ashiuchi.

A expectativa é de que todas as propostas levantadas durante a reunião sejam analisadas até o final de maio pela equipe do DAEE para o estudo de viabilidade das principais iniciativas apontadas pelos municípios, como ressaltou a superintendente Mara Ramos. “As propostas mostram um grande conhecimento e comprometimento na busca de soluções. A ideia agora é voltar em 30 de maio com detalhes dos estudos que serão necessários para viabilizar os projetos”.

A audiência desta terça-feira é parte dos desdobramentos da última reunião com os prefeitos do Alto Tietê, ocorrida no início de março. Na ocasião, as cidades já haviam apresentado demandas em relação ao desassoreamento do rio Tietê e à manutenção das comportas da Barragem da Penha, bem como solicitaram o compartilhamento de informações sobre a operação da mesma.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também