terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano tem total de 47 mil famílias inseridas no Cadastro Único

Entre os programas, somente o Auxílio Brasil beneficia 22 mil famílias, segundo levantamento de secretaria

06 novembro 2022 - 18h00Por Ingrid Leone - de Suzano
O serviço do Cadastro Único (CadÚnico) tem 47.718 famílias registradas, em Suzano. Entre os programas de inclusão social na cidade, o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), contam com 22 mil famílias e 6,5 mil beneficiários, respectivamente. Os dados são da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. 
 
O CadÚnico é um programa federal que cadastra a população de baixa renda para ter acesso a serviços sociais e redistribuição de renda. Entre as políticas públicas disponíveis a partir do programa, os cidadãos ainda têm direito ao Passe Livre Estudantil e a Tarifa Social de Energia, além de outros benefícios. 
 
O secretário da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, explica como a pandemia impactou na procura pelo cadastro. “Neste período, de desemprego e vulnerabilidade”, “novas pessoas procuram os serviços por perderem seus empregos”, diz. 
 
Segundo o secretário, para receber os auxílios, é preciso manter o cadastro atualizado. O Ministério da Cidadania prorrogou até novembro o prazo, que é necessário a cada dois anos, assim a pessoa pode continuar recebendo os benefícios.
 
Em Suzano, cinco polos do CadÚnico oferecem atualizações do cadastro no Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Nas unidades: Boa Vista, avenida Katsuoshi Naito, 955; Casa Branca, rua Maria Clara Tavares, 125; Centro, rua Monsenhor Nuno, 565; Gardênia Azul, rua Teruo Nishikawa, 570; e Palmeiras, rua Sebastião Moreira, 198. Os locais estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
 
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria pelo número 4745-2071. A Pasta está localizada no Centro Unificado de Serviços, na rua Paulo Portela.
 
Tira Dúvida CadÚnico 
 
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, desenvolveu um novo canal para consulta de dúvidas de forma remota. No “Tira Dúvida CadÚnico" é possível consultar informações por meio de mensagem de texto (SMS) ou pelo WhatsApp no número (11) 97815-4886.
 
Combate à insegurança alimentar acontece no antigo prédio do Restaurante Popular 
 
O antigo prédio do Restaurante Popular continua sem uma destinação fixa. O edifício é utilizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano como um espaço temporário de combate à insegurança alimentar, localizado na rua Doutor Felício de Camargo. 
 
Em entrevista ao Diário de Suzano, nesta quarta-feira (19), o secretário da Pasta, Geraldo Garippo, informou que o Projeto Alimentando Vidas contempla 100 famílias de Suzano. 
 
Segundo o secretário, o projeto contempla 70 famílias assistidas pela Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis) e outras 30 que moram no bairro Jardim Casa Branca, abrangendo cerca de 230 crianças e adolescentes.
 
O imóvel estava desativado desde o início de 2017 e distribuía refeições de baixo custo. Até 2021, o antigo prédio que abrigava o Restaurante Popular de Suzano continuava sem ter um desfecho, era utilizado para o serviço de acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua.

Deixe seu Comentário

Leia Também