domingo 25 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Limpeza

Suzano trabalha no desassoreamento do rio Taiaçupeba-Mirim

Atualmente os esforços das equipes estão concentrados nos trechos que abrangem o bairro Parque Buenos Aires

09 janeiro 2023 - 16h00Por de Suzano

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano está realizando os trabalhos de desassoreamento de valas de drenagem no rio Taiaçupeba-Mirim, no distrito de Palmeiras, com o objetivo de remover resíduos e sedimentos acumulados para a melhoria do escoamento, principalmente neste período de fortes chuvas. A obra, que está em curso desde a segunda quinzena de dezembro, tem previsão de ser concluída em 90 dias.

As equipes e os maquinários da administração municipal estão atuando na remoção do material acumulado no rio para garantir a fluidez das águas. Os trabalhos desta natureza são rotineiros e contínuos, de forma a sempre prevenir que o acúmulo de resíduos comprometa a rotina dos moradores das proximidades do corpo d'água, evitando assim o transbordamento do rio. Vale ressaltar que ao longo de 2022, a pasta removeu 2.238 toneladas de detritos dos rios e outros corpos d'água.

Ainda segundo o levantamento feito no ano passado, 212 quilômetros de valas e rios foram limpos, com uma média de 203 toneladas de materiais recolhidos por mês. Além disso, foram contabilizadas 340 toneladas de resíduos removidos de 3.035 bueiros, 493 tampas de bueiro trocadas e 146 guias-chapéus substituídas. Ainda foram feitos trabalhos em 1.064 metros de galerias subterrâneas, tornando o serviço completo para limpeza da rede destinada à captação de água da chuva.

De acordo com o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, o serviço de desassoreamento se estende para além do período de chuvas, seguindo um planejamento estratégico para sempre atuar de maneira preventiva. "O desassoreamento é um trabalho constante em prol da população, para garantir a segurança e o bem-estar de todos, mas o período de chuvas sempre nos deixa em alerta, ainda mais nesta semana em que praticamente choveu todos os dias, por isso não descansamos enquanto o serviço não for concluído", disse Oliveira.

Outros serviços já foram concluídos para evitar o transbordamento de rios, como foi o caso da rio Una. Na ocasião foram realizadas ações nas margens do rio e na parte interna do canal com a utilização de veículos para a retirada de detritos e impedir que as águas transbordam para a avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também