quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano vai conceder isenção de IPTU às famílias prejudicadas pelas chuva

Laudo da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai apontar quais são os contribuintes atendidos

12 março 2019 - 17h00Por de Suzano

Os proprietários de imóveis que sofreram prejuízos em razão das chuvas que caíram sobreSuzano nos últimos dias serão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano. A medida foi definida pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e será encaminhada ao Legislativo em formato de projeto de lei em tempo de ser votada já na sessão desta quarta-feira (13). Um laudo elaborado pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ainda vai apontar a quantidade de famílias beneficiadas.

Tão logo ocorra a provação na Câmara, a iniciativa será sancionada pelo Executivo. De acordo com o prefeito, os contribuintes atendidos pela iniciativa que por acaso já pagaram a primeira parcela ou a parcela única do IPTU terão os valores restituídos. A Prefeitura deSuzano vai entrar em contato com cada uma dessas famílias para informá-las a respeito.

“Trata-se de uma medida emergencial que definimos como forma de ajudar as famílias suzanenses que, infelizmente, perderam seus pertences, conquistados com tanto esforço, e tiveram suas casas invadidas pela água e pela lama. Por isso, solicito o apoio dos vereadores, a fim de que possamos amenizar pelo menos um pouco o sofrimento dessas pessoas e auxiliá-las a se reerguerem em um momento tão delicado o mais rápido possível”, destacou Ashiuchi.

Além disso, o prefeito já encaminhou um ofício à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para solicitar que as mesmas famílias também tenham o desconto de até 5 mil litros de água (5m³) que precisarem usar ou já utilizaram para limpar suas residências, móveis, veículos, entre outros. “Não tenho dúvida de que a Sabesp vai nos apoiar nesta ação, que é humanitária. Felizmente, não foi registrado nenhum caso com vítimas, mas os prejuízos foram muitos e o que a Prefeitura de Suzano puder realizar será feito”, afirmou o chefe do Executivo.

Da mesma maneira, Ashiuchi também pediu à empresa Radial Transporte, responsável pelo transporte público coletivo na cidade, que emita passagens sociais aos beneficiados pelo período de dez dias, em número de 20 por pessoa, a fim de que possam utilizar ônibus das linhas municipais sem terem que arcar com a tarifa. A concessionária já confirmou que vai atender à solicitação da Prefeitura de Suzano.

Deixe seu Comentário

Leia Também