segunda 06 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Em 2024 use escudo protetor

27 dezembro 2023 - 05h00

O discípulo tinha tido muitos desentendimentos com pessoas com as quais se relacionara nos últimos meses. Próximo do final do ano perguntou ao Mestre: "Como faço para não me aborrecer com as pessoas chatas? Algumas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam". O sábio, rapidamente, respondeu: "Pois viva como as flores!" O aluno retrucou: "Mas como é viver como as flores?" A explicação foi sábia e de grande profundidade: "Repare nestas flores" e apontou para os lírios que crescem no jardim. 
"Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. 
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores". 
O leitor compreendeu essa poderosa mensagem? Entenda uma coisa: não importa o que acontece com você, o que realmente importa é como você reage ao que acontece com você no dia a dia. Jamais entre na mesma energia de pessoas negativas, agressivas, de mal com a vida, mal educadas, estressadas e etc.
O problema está com elas e não com você. Apenas observe de forma impassível. Não adianta retrucar e nem tentar convencer o outro de alguma coisa. Pura perda de tempo. 
Coloque um anteparo, um escudo que impeça que você seja atingido pelas palavras amargas alheias.