quarta 08 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 07/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Muito ódio e pouca empatia

15 fevereiro 2023 - 05h00

Dois amigos cultivavam, numa luta estafante, o mesmo campo de trigo. Trabalhavam a terra arduamente, mas com amor e dedicação à espera de um resultado compensador. 
Passaram-se dois anos e praticamente nenhum retorno. Até que um dia chegou a grande colheita, satisfazendo os dois agricultores que, eufóricos, a repartiram igualmente. À noite, já no leito, um deles pensou: 
"Eu sou casado, tenho filhos fortes e bons, uma companheira fiel e cúmplice. Eles me ajudarão no fim da minha vida. O meu amigo é sozinho, não se casou, nunca terá um braço forte a apoiá-lo. Com certeza, vai precisar muito mais do dinheiro da colheita do que eu".
Levantou-se silenciosamente para não acordar ninguém, colocou metade dos sacos de trigo recolhidos na carroça e saiu. Ao mesmo tempo, em sua casa, o outro não conciliava o sono, questionando:
"Para que preciso de tanto dinheiro se não tenho ninguém para sustentar, já estou idoso para ter filhos e não penso mais em me casar. As minhas necessidades são muito menores do que as do meu sócio, que tem uma família numerosa para manter".
Não teve dúvidas, pulou da cama, encheu sua carroça com a metade do produto da boa terra e saiu pela madrugada fria, dirigindo-se à casa do outro. Na estrada escura e nebulosa daquela noite de inverno, os dois amigos encontraram-se frente a frente. Eles se abraçaram e choraram copiosamente. 
Amigo leitor, empatia é a capacidade de sentir o que outra pessoa sente estando na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, procurar experimentar o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções. Mas parece que muita gente arrancou a página do dicionário que continha a palavra empatia. 
O advento das redes sociais e do whatsapp fez florescer o que muitos têm de pior dentro de si. Além de se afastar do próximo, fazem questão de maltratar, diminuir e criticar da forma mais vil e destrutiva.