terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dez mandamentos do sucesso financeiro em 2020

18 dezembro 2019 - 23h59
Com o ano novo batendo na nossa porta, começamos a fazer promessas de mudanças de vida, de comportamento, de economia financeira e de fazer coisas diferentes do velho ano que se finda, não é mesmo?
OK, tudo isso é válido, mas, quer de fato, começar um ano novo diferente? Então comece mudando suas atitudes e sua mentalidade. Uma vida plena e próspera requer planejar a evolução de sua vida pessoal, profissional e financeira; que é o nosso papo dessa coluna.
Então, bora mudar de atitude para garantir que seu novo ano seja de muito mais inteligência financeira. Que tal fazer diferente em 2020 e sair das promessas e partir com garra, vontade e brilho nos olhos para um belo planejamento de seu dinheiro, agora e no futuro.
Sempre ouço em minhas palestras que começar a fazer controles financeiros, planilhas de orçamento doméstico, aprender sobre investimentos e ainda, envolver a família nesse papo de dinheiro, economizar e consumo consciente não é fácil. Mas quem disse que era? Sigmund Freud disse: "Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil". Acredito que é nas dificuldades, nas intempéries da vida e no aprendizado que crescemos e evoluímos.
Por isso, divido com você dez mandamentos de um preparo financeiro fácil e que, com certeza, pode colocar em prática com sua linda família. Vamos lá:
1. Orçamento doméstico: $IM, deixa a preguiça de lado e tire dez minutos do seu dia para fazer o velho e necessário orçamento doméstico.
2. Saiba para onde vai o seu dinheiro: separe gastos com contas fixas das variáveis. Com um orçamento detalhado será mais fácil entender o quanto da renda já está comprometida para os meses seguintes.
3. Colchão de emergência: imprescindível para seu equilíbrio financeiro. Guarde um pouco todo mês, até ter guardado ao menos 4 vezes o valor de suas contas fixas mensais.
4. Invista agora e garanta o futuro: pague-se primeiro, como: guarde o máximo que puder, todos os meses, para ter uma renda extra no futuro ou preparar sua aposentadoria.
5. Querer versus desejar: poupar é importante, mas não deixe de realizar seus sonhos e desejos, claro, com consumo consciente dentro do orçamento equilibrado.
6. Maior vilão: cartão de crédito pode ser seu amigo ou inimigo, você decide. Fique de olho nas compras parceladas. Elas podem se acumular e comprometer seu orçamento futuro. Pague a fatura no vencimento. Lembre-se que os juros do cartão são o maior vilão do seu dinheiro.
7. Programe-se: reserve, aos poucos e antecipado, o dinheiro das férias, das contas de começo do ano. Se pagar tudo à vista e com desconto, vai economizar uma boa grana.
8. Está com dívidas: faça um levantamento delas, poupe ao máximo para juntar dinheiro para pagá-las. Aproveite os feirões e programas de negociação. Torque uma dívida cara por outra com juros mais baratos.
9. Aprenda mais: tenha a Educação Financeira como uma aliada para seu crescimento e equilíbrio financeiro. Aprenda mais sobre investimentos para fazer seu dinheiro crescer.
10. 2020 no azul: tenha um compromisso com você, a cada mês desse novo ano: ficar com as contas no azul, gastando menos do que ganha e investindo bem a diferença.
Finalmente, lembre-se que promessas perdem a força quando envelhecem. Foco, planejamento e organização com o seu dinheiro e seus projetos de vida são os antídotos para isso. Riqueza, prosperidade e sucesso em 2020 são meus votos para você e sua família. Viva!