segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Memórias que fazem a História de Suzano

31 março 2023 - 05h00

Foi lançado na quarta-feira dia 29 de março, no auditório Vilma Bentivegna, um Documentário sobre a História de Suzano, como abertura às comemorações municipais pelo aniversário dos 74 anos de emancipação político administrativa da cidade.
Várias pessoas entrevistadas pelos jornalistas do Diário de Suzano, com seus depoimentos deram origem a este Documentário.
Que lindo seria se todas as famílias conservassem e transmitissem de geração em geração a história de seus antepassados, desde as mais remotas origens.
A cidade já possui um espaço no “Casarão da Memória”, onde guarda as lembranças da vida dos que fizeram história como lideres de família, do povoado, do vilarejo, do bairro e da cidade.
O passado não pode ser esquecido, ignorado, depreciado ou enfeitado apenas com folclóricas manifestações artísticas e lúdicas, como se fosse um presente de aniversário, usado e depois colocado de lado. Suzano pode comemorar 74 anos de toda uma bela história ou de nada. Depende do enfoque que é dado ao dia 2 de abril nas escolas, nas repartições públicas, no Executivo e Legislativo, nas empresas e na imprensa.
Poucos, porém, são aqueles que dirigem o olhar na direção da história de Suzano que já foi luminosa nos tempos passados quando todos tinham uma alma suzanense.
Os fatos e atos familiares, políticos e administrativos, muitas vezes, entram pela porta, ficam guardados por um certo tempo num lugar reservado, mas depois saem pela janela e do coração.
Dessa forma, de tantos anos de história, acabará por não ficar nada.
O passado fica cinzento, até se apagar completamente.
O Documentário faz jus aos fatos, às pessoas, aos imigrantes que construíram a cidade e deixaram marcas de pioneirismo corajoso em acreditar no futuro do pequeno povoado que vinha crescendo anos a fio.
O Documentário é mais um presente histórico para o aniversário da cidade a ser assistido, sem pensar em ler, mas há de belo, o fato de curtir a arte cênica e cinematográfica das entrevistas e lugares filmados.
Vem se somar a outras matérias e livros publicados sobre Suzano:
“Suzano Estrada Real” de Suami P. de Azevedo, “Noções Históricas e Evolução das Legislaturas” de Jorge Salvarani, "Memórias de Suzano" dos jornalistas Douglas Pires, Carla Fiamini, Gislene Zarbiente e Simone Leone que produziram o livro sob a direção de Sidney Moraes, o meu livro “A Matriz de São Sebastião, das origens aos dias de hoje” e o acervo de fotos publicadas pelo antigo secretário da Cultura Ariovaldo Pereira Nunes.
Parabéns ao Diário de Suzano, jornalistas, redação, diretoria, aos patrocinadores, empresas, prefeitura e entrevistados. 
2 de Abril! Data que comemoramos no final desta semana, com múltiplas iniciativas programadas pela Administração do Sr. Prefeito Rodrigo Ashiuchi e sua querida esposa Da. Larissa que estarão acompanhando os eventos que acontecerão na cidade. 
Suzano chegou a superar os 300.000 habitantes. É indescritível o crescimento da cidade. Ela se reveste de arte, de poesia, de luta, de fantasia, de harmonia, mas também de dor, de tristeza e de luto. Como cidade, sente sede de ser amada pelo tanto amor que ela sente pela população.