sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Hospital Santa Maria com nova Capela e nova UTI

13 dezembro 2018 - 22h59
Foram instaladas no novo Hospital Santa Maria, localizado na Avenida Armando Salles de Oliveira em Suzano, uma nova Capela e uma nova UTI.
A Capela é um lugar simbólico, sagrado e divino. O lugar onde a Fé constantemente se fortalece e de onde sai a força espiritual que oferece aos doentes nova vida e nova esperança. A Fé é um tesouro que carregamos dentro de nós, um remédio dos mais eficazes que cura e se constitui num bem soberano, completo e insubstituível.
Se a doença põe limites ao nosso desejo de grandeza, se o tempo que passa apaga os traços físicos da infância, da adolescência, da juventude e da beleza do corpo, a Fé conserva em nós o espírito indelével e imutável de criaturas novas, com o rosto semelhante ao rosto do Cristo Ressuscitado.
Foi neste clima de Fé que o Dr. Adalcindo Viera Nascimento Filho, sua esposa Sra. Elenice, o Dr. Mannie e sua esposa Shirley e a idealizadora da Capela dona Francisca, antiga funcionária do Hospital Santana, tornaram possível a construção de uma Capela no Hospital Santa Maria.
Projeto audacioso, por reservar um espaço do Hospital a um pequeno templo religioso, eucarístico e divino. Na Capela será celebrada a santa Missa no 2º sábado de cada mês e nela permanecerá sempre acesa uma luz como sinal da presença de Cristo, no Pão consagrado em seu Corpo e Sangue. Todos são convidados a participar da inauguração da Capela no próximo dia 12 de dezembro às 9h. No Hospital, localizado na entrada da cidade de Suzano, foi inaugurada há pouco tempo uma nova UTI, onde pude visitar o amigo Sylas Martins Gama. Fui lá não para restituir ao meu amigo, em idade já avançada, a sua juventude, mas para pedir ao Bom Deus de ficar ao lado dele e olhar para o seu filho doente com ternura, compaixão e bondade.
Na UTI há uma equipe de enfermeiros e médicos que atendem e cuidam dos enfermos de maneira muito atenciosa e adequada, servindo-se de equipamentos novos e modernos. A abertura do Hospital Santa Maria aconteceu em dezembro de 2016.
Os Diretores, acima citados, abriram as portas e apagaram o medo dos suzanenses de ver perdido um grande edifício. O povo não consegue entender porque a Administração suzanense se mostrava e se mostra ainda hoje impotente para recuperar a saúde de tantas pessoas.
Muitos suzanenses são vítimas dessa impotência e acabam sofrendo e se decepcionando ao constatar que o pequeno suporte que a Santa Casa de Suzano dava quando a cidade tinha apenas 40.000 habitantes, o mesmo pequeno suporte continua a dar hoje aos 380.000 residentes, ficando bem longe da ideia do progresso. No artigo que publiquei em janeiro de 2017 para comemorar a inauguração do Hospital Santa Maria, coloquei no texto tantos outros pedaços de história do Hospital São Sebastião, desde o início do funcionamento em 1972, administrado por uma equipe de médicos: Dr. Calixto K. Wada, Dr.Tetsuhiro Morimoto, Dr. Kinishi Aihara, Dr. Isack Oguime, Dr. Mario Murakami, que transformaram a antiga Clínica São Sebastião em hospital. Apesar do progresso que aconteceu quando Suzano era uma cidadezinha, me parece que hoje com o aumento desmedido da população, a saúde não avançou em nada. Continua, como há 40 anos, o pequeno suporte da Santa Casa e de um hospital particular. 
A todos os membros do novo Hospital Santa Maria desejamos um grande amor e muita dedicação aos pacientes e seus familiares.