segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Uma sugestão pra alvorecer

03 maio 2023 - 05h00

São 5h30 da manhã de uma quarta-feira. O dia da semana que eu menos gosto de viver. Hoje escrevo, por necessidade e organização. Olho minhas filhas dormindo e sinto tudo aquilo de belo que enche o peito ao respirar. Eu amo incondicionalmente. 
E sem condições, sem conseguir, tenho esperanças. Há uma realidade sem pé nem cabeça, que depois de tanto tempo, mostra que alguma coisa na civilização falhou, e hoje elas não estão mais seguras na escola. A mais nova porque estuda, a mais velha porque educa. Após os últimos ataques nas escolas, os pais foram convocados a uma reunião pra falar da segurança na escola da mais nova. Educação infantil. A pequena tem 6 anos. Saí entristecido vendo a equipe escolar rendida e sobrecarregada, dizendo a mesma coisa que foi dita quando em 2019, outra tragédia aconteceu. Nada novo. Medidas simplórias e sem planejamento das Secretarias de Educação e de Segurança jogam toda a responsabilidade para os agentes escolares, professores e comunidade. Pra quê gestão pública então? Lamentável. E agora Filé? Na hora eu lembrei do Criolo temperando a realidade dizendo "...real revolução, sei que um dia virá com arte e educação" eu não tenho dúvidas. Você tá se perguntando se eu acho que dá pra salvar o mundo? Dá. O mundo é salvo, todo santo dia, quando alguém se dedica a mudar um pouquinho de realidade. Então, segue o plano de salvamento.
É claro, ninguém tem uma resposta fácil pra o que está acontecendo. É complexo, profundo e hostil. Mas alguns especialistas dizem o mínimo sobre: é necessário que haja rigor e contingente para regulamentação e aplicação da lei para crimes virtuais. A Secretária de Segurança, municipal e estadual, precisa dar formação para os 
Agentes de Segurança Escolar. A Secretaria de Educação, municipal e estadual, precisa de um planejamento amplo, claro e eficaz de capacitação para os profissionais de todo o ambiente escolar, para diagnosticar e prevenir qualquer situação de risco. 
Por fim, eu acredito na arte, na brincadeira e na bobagem. Quantos artistas e atletas educadores tem nesse país? Que as secretarias se organizem para que de forma digna, haja uma contribuição maior. Sim, porque já tem gente fazendo isso faz tempo! Os resultados são impressionantes, tem número, tem medalha, tem obra, tudo indiscutível e a BNCC já prevê isso desde 2017. Há um cansaço! Com isso nossa autoestima vai embora. É necessário organizar a nossa indignação. A internet dá a sensação de que de fato seremos ouvidos ou algo será feito, deixa eu chover no molhado: não vai! A gente só vai aumentar a frustração. 
Alguém me disse que é preciso ser eficaz quando se comunica, caso contrário são pérolas aos porcos. Que cada um assuma seu pedaço de responsabilidade nesse caos todo. Como artista eu proponho. Como pai eu cobro. 
Como indignado escrevo com muita expectativa de que alguma coisa mude. Porque nossas filhas, filhos, sobrinhas, as netas dos meus pais, toda criança dessa grande comunidade brasileira merece um futuro que brilhe o sol.