sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Andemos em gratidão

04 dezembro 2022 - 05h00

Embora a Bíblia nos ensine a sermos agradecidos em todas as circunstâncias, nem sempre agimos assim. Esse é um grande desafio para a maioria de nós; principalmente, quando as coisas não caminham conforme o que planejamos. Mas nem tudo está perdido. Podemos aprender a andar em gratidão. Posso dizer que hoje sou mais agradecida a Deus do que antigamente. E procuro manifestar isso da melhor forma que consigo. O Senhor abriu o meu entendimento e os meus olhos para as bênçãos derramadas sobre mim todos os dias. Mesmo em dias muito difíceis e desafiadores, aprendi, e continuo aprendendo, a agradecer pelas chamadas "pequenas coisas da vida" nas quais outrora não tinha prestado tanta atenção. Nos dias mais desafiadores da vida, precisamos praticar o que está escrito no Salmo 50:14a - "Que a gratidão de vocês seja o sacrifício que oferecem a Deus"(...) É tão comum ouvirmos reclamações. Muitas vezes nós também fazemos parte do grupo que reclama e que nunca está satisfeito com nada. Infelizmente, a murmuração faz parte da vida da maioria das pessoas. Muita gente já começa o dia reclamando, em vez de manifestar gratidão por começar mais um dia de oportunidades! É Deus, não é obra do acaso, quem permite que abramos os olhos pela manhã. Poderíamos ter morrido durante o sono, isso é um fato! É Ele quem nos permite levantar e fazer o que precisamos, desde o considerado trivial até as atividades mais complexas do dia. Existe um cuidado diário de Deus por nós! E isso por si só já é motivo para agradecer!
Em sua carta aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo ressalta o princípio da gratidão - "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus". (I Tessalonicenses 5:18) Paulo passou por situações terríveis, mas escreveu que a gratidão é a vontade de Deus em Cristo Jesus para cada um de nós. Um coração agradecido é mais feliz. A reclamação é tóxica. Não faz bem a ninguém. Contamina o ambiente e impede que as bênçãos de Deus fluam. É difícil viver cercado (a) de pessoas que reclamam o tempo inteiro! Um coração agradecido consegue ver beleza e grandeza nas coisas mais simples e rotineiras da vida. É verdade que, quando atravessamos circunstâncias adversas, é difícil sermos agradecidos. É difícil agradecer quando somos acometidos por uma doença grave ou quando alguém querido está no hospital, intubado, por exemplo; ou quando um parente ou amigo amado parte, vitimado por uma doença ou acidente fatal. Mas se nos mantivermos firmados na fé de que "todas as coisas cooperam conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus", será mais fácil manifestarmos gratidão nas lutas da vida. Tenhamos firme confiança de que Deus está no controle de tudo e de que nenhum momento de nossas vidas é desperdiçado por Ele.
Pessoas que são agradecidas não acumulam mágoas, são perdoadoras, alegram-se com as coisas simples da vida e com a vitória dos outros. Enxergam o melhor das pessoas. São altruístas, prestativas, encorajadoras e, consequentemente, mais alegres. São pessoas que sabem dizer aos outros - "Muito obrigado! Estou agradecido pelo que você fez!" Essas expressões de reconhecimento e gratidão tornam os relacionamentos mais saudáveis. Mesmo quando alguém é pago para executar uma tarefa, sempre cabe um agradecimento. Precisamos uns dos outros. Devemos demonstrar nossa gratidão principalmente a Deus. Pense no quanto Deus fez e faz por você todos os dias! Nem sempre percebemos as dádivas divinas. Façamos uma retrospectiva de nossa vida e tentemos elencar as bênçãos, os livramentos, as orações atendidas, deste ano. Convido, você, querido leitor, a escrever tudo isso. Tenho certeza de que ficará surpreendido! Não merecemos nada; porém, Deus nos abençoa por Sua graça, misericórdia, e por Seu infinito amor. O presente, seja ele difícil de enfrentar, tem sempre alguma coisa boa pela qual podemos agradecer a Deus. Sejamos agradecidos!