sexta 04 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
CAMARA SUZANO
Editorial

Grupo de fiscalização do Tietê

07 julho 2024 - 05h00Por editoracao

Cortando o Estado de São Paulo de Salesópolis à Itapura, o Rio Tietê é de grande importância para o Estado. É sempre imprescindível conscientizar a população paulista (e até brasileira) sobre sua importância e o quanto seus cuidados são cruciais, não dependendo apenas de políticas públicas, mas de todos.
O curso do rio é responsável por abastecer, de forma direta, milhões de habitantes. 
É importante para a economia e no aspecto cultural também. Sua bacia hidrográfica abastece a agricultura, pecuária e usinas hidrelétricas em todo o seu percurso.
O trabalho de fiscalização e preservação precisam ser garantidos.
Nesta semana, o DS trouxe informação dando conta de que Suzano irá compor o novo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) que será criado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo para proteção e preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê. A solicitação apresentada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
O grupo reunirá representantes da administração municipal, da Fundação Florestal, da Polícia Ambiental, da Cetesb e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), dentre outras entidades que atuam na APA da Várzea do Rio Tietê (APAVRT), para reforçar a fiscalização e combate ao desmatamento e ocupação irregular dos terrenos sujeitos às inundações anuais deste corpo d’água, em razão das chuvas. O objetivo será integrar as ações fiscalizadoras dos órgãos estaduais e municipais para a efetiva proteção ambiental dessa unidade de conservação ambiental, intensificando o controle de ocupação das várzeas de forma a minimizar o fenômeno das enchentes e reduzir os efeitos dos processos erosivos e de assoreamento causados pela urbanização, bem como reduzir as áreas de risco.
É importante que todas as cidades do Estado possam se unir para tentar reforçar esse trabalho para preservação do rio.