A tecnologia chegou aos ônibus de Suzano. O DS trouxe, na edição de ontem, reportagem mostrando que os coletivos das linhas municipais da cidade já estão equipados com o aparelho de reconhecimento facial, que visa inibir fraudes no uso de gratuidades do transporte público.
O sistema funciona assim: a pessoa entra no ônibus, aproxima o cartão da maquininha, e acima dela haverá uma câmera. Ela verifica se a pessoa é realmente a dona do cartão: em caso positivo, a catraca é liberada.
O objetivo é evitar fraudes - que acabam impactando no custo da tarifa - e melhorar a segurança dos usuários do transporte público.
Em várias outras cidades, a tecnologia funciona nos ônibus, com a câmera, posicionada próximo ao validador, vai registrar fotos do passageiro cada vez que o cartão que dá desconto na passagem for usado. Na capital gaúcha, por exemplo, As imagens são enviadas para um servidor da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e um programa de reconhecimento facial vai comparar com a foto do titular do cartão, previamente cadastrada. Em Suzano, de acordo com a Radial Transportes, responsável pela frota, os equipamentos já funcionam há pelo menos sete meses na cidade, mas ainda não há expectativas para que o modelo seja também implantando nos demais municípios onde a empresa opera.
Os validadores do reconhecimento fácil estão instalados junto à catraca dos ônibus e são acionados assim que um idoso ou estudante faz uso do cartão de gratuidade. O equipamento confronta a imagem do passageiro com a foto armazenada no sistema da empresa, tirada durante o cadastramento. A tecnologia passou a funcionar após o período de atualização dos cartões Sênior e Estudante, do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM), há um ano.
Conforme publicado no DS, cerca de seis mil idosos fazem uso da gratuidade exclusiva nos ônibus em Suzano. O município conta com aproximadamente 120 veículos, operando em 23 linhas, todas já equipadas com a biometria facial. O processo de implantação dos validadores teve início em agosto do ano passado. O prazo inicial era para que o sistema estivesse todo em funcionamento até novembro, o que só ocorreu em janeiro.
Para viabilizar o projeto, houve investimento na aquisição de câmeras, validadores de cartões e sistema para toda a frota.
O sistema tem instalação de câmeras que registram o rosto da pessoa que passa na catraca com o Bilhete Único. Uma central de monitoramento identifica se o cartão pertence ou não à pessoa que o está usando, a partir da comparação das imagens capturadas dentro do ônibus, durante a passagem pela catraca, com as imagens de cadastro. Caso as fotos não batam com o cadastro, as imagens serão rechecados manualmente por funcionários para confirmar se se trata ou não da mesma pessoa.
É o sistema é importante e pode garantir segurança aos passageiros.




