sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 12-05-2019

11 maio 2019 - 23h59Por Edgar Leite
Pesquisa entre  
os prefeitos
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) quer ouvir os prefeitos sobre itens relacionados à Reforma Política. A informação é do site da cnm.org.br.
 
Compartilhar
Segundo a CNM, é importante que os prefeitos compartilhem o que pensam sobre pontos importantes do sistema político brasileiro, como a reeleição, o financiamento de campanha eleitoral e a duração e coincidência de mandatos.
 
100% on-line
A pesquisa da CNM é 100% on-line. No total, são 14 perguntas, todas de alternativas. Ao abrir a página da pesquisa, a opção Reforma Política já estará selecionada. Por isso, será preciso escolher na lista apenas a Unidade da Federação e o Município, além de digitar o CPF.
 
Frente  
Parlamentar
Em 25 de abril, foi lançada na Câmara Federal a Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política, composta por 279 senadores e deputados federais. 
 
Proposta
A proposta, segundo os parlamentares, é fazer uma ampla reforma que resulte em mudanças no Brasil. Um dos objetivos é garantir aos Estados e Municípios maior autonomia em relação ao governo central.
 
Quatro grupos
A frente é dividida em quatro grupos de trabalho: reforma eleitoral, reforma do estado, reforma de competência de poderes e reforma dos partidos. Para dar agilidade ao debate, a ideia é que cada grupo convoque audiências públicas.
 
Presidente da CNM
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve no Ministério da Economia. Na reunião com os diretores da Secretaria Especial de Fazenda Bruno Funchal e Jefferson Luis Bittencourt, Glademir Aroldi buscou esclarecimentos sobre anúncios recentes de representantes da pasta acerca do bônus de assinatura dos royalties e da distribuição dos recursos da União pelo Fundo Social.
 
Medidas
As medidas podem impactar positivamente os 5.568 Municípios brasileiros, mas dependem de decisão do próprio Ministério e articulação com os governos estaduais e os parlamentares, que estão analisando proposta sobre o tema no Congresso Nacional.