Votação
proporcional
A Câmara Federal volta do feriado tendo como prioridade a reforma política. O plenário pode voltar ao assunto hoje.
Emenda
É a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema eleitoral para os cargos proporcionais, ou seja, deputados e vereadores, e cria um fundo público para financiamento das eleições.
Candidatos
da região
Há candidatos da região muito atentos sobre as mudanças e tudo o que está sendo votado em Brasília.
Aguardando
decisões
Aliás, nesta semana, a coluna Lance Livre conversou com um político de Suzano que afirmou: ainda analisa a possibilidade de ser candidato a deputado. “Tudo vai depender das decisões, em Brasília, sobre o futuro do processo eleitoral”.
Tema polêmico e sem acordo
O tema é polêmico e ainda não há acordo. É preciso definir, por exemplo, se o sistema adotado será o do chamado Distritão, que é o sistema majoritário, já para o pleito de 2018.
Texto-base
A ideia é votar o texto-base agora e deixar os destaques para sessões posteriores. Essa PEC é relatada pelo deputado Vicente Cândido (PT).
Reforma política
Outra proposta que trata da reforma política também está na pauta. Trata-se da PEC relatada pela deputada Shéridan (PSDB), que altera regras de coligações nas eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para ter direito ao horário gratuito de rádio e televisão e para os recursos do fundo partidário.
Bicicletas
em ônibus
A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que permite às empresas de transporte coletivo instalar suportes para bicicleta em seus ônibus.
Suportes
Os suportes poderão ser instalados na parte traseira ou dianteira dos ônibus, que passariam a ser chamados de “bike bus”, de acordo com o projeto de lei 1488/15, do deputado Rogério Rosso (PSD-DF).