Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral Paulista realiza o cadastramento biométrico em todo o Estado para atualizar o cadastro eleitoral e tornar mais segura a identificação do eleitor na hora do voto.
Cadastramento
O objetivo da Justiça Eleitoral é cadastrar todos os eleitores até 2022, entretanto o comparecimento está baixo.
32 milhões
Dos quase 32,6 milhões de eleitores do Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, pouco mais de 9 milhões (28,1%) fizeram a biometria. Na capital, dos 8.894.402 eleitores, 3.138.195 (35,28%) se cadastraram.
Acelerar o ritmo
Para acelerar o ritmo da biometria, os cartórios eleitorais da capital e do interior deram início a uma série de ações, que visam estimular o eleitor a participar do cadastramento e evitar, assim, a formação de filas no futuro e outros transtornos.
Iniciativas
As iniciativas acontecem fora dos cartórios, em um formato itinerante, e estão direcionadas tanto para a Justiça Eleitoral levar os seus serviços ao eleitor quanto para atraí-lo aos seus locais de atendimento.
Principais ações
Entre as principais ações externas dos cartórios estão a realização do cadastramento biométrico e do agendamento para atendimento nos cartórios.
Atividades
As atividades estão ocorrendo em diferentes espaços públicos e privados, como empresas, shoppings, faculdades, hospitais e instituições governamentais.
Apoio financeiro
Em atendimento às reivindicações dos gestores municipais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância de os prefeitos de todo o País se mobilizarem em busca de novo Apoio Financeiro dos Municípios (AFM) no valor de R$ 4 bilhões.
Aconselhamento
A entidade aconselha que, ainda neste mês de outubro, os gestores entrem em contato com seus parlamentares e solicitem apoio para que a reivindicação seja atendida pelo Executivo Federal.