domingo 21 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 31-08-2017

31 agosto 2017 - 05h00Por Edgar Leite
Eleições gerais
As eleições gerais, quando serão eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federal e estadual, acontecem somente no ano que vem. No entanto, as amarrações políticas em torno de dobradinhas ou candidaturas já acontecem.
 
Nomes que  
despontam
Alguns nomes despontam na região com “força total”. Um deles é o do ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, que deve lançar seu nome ao cargo de deputado federal. 
 
Dobradinhas
A discussão fica por conta da possível dobradinha que Bertaiolli deve fazer em Mogi. Cogita-se o nome do deputado estadual Marcos Damásio.
 
Situação  
em Suzano
Em Suzano, além de nomes como o do atual deputado estadual Estevam Galvão (DEM), que tentará a reeleição, e de Israel Lacera (PTB), ontem surgiu a informação de que o ex-vereador Said Raful (PSD) pode ser candidato também à Assembleia Legislativa. 
 
Deixar o partido
Para isso, já cogita-se que ele poderá deixar o partido para sair por outra sigla.
 
Jovens de  
18 a 20 anos
Pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre jovens de 18 a 20 anos revelou que a maioria deles – 59,6% – possui título de eleitor e votou na última eleição. 
 
Relação da idade
A relação da idade com esse comportamento é efetiva, pois as taxas de entrevistados com título de eleitor e, entre esses, com voto na última eleição, são menores entre os mais jovens. 
 
Prática
No entanto, segundo apontou a pesquisa, na prática esses jovens, na maioria, não participaram do pleito, não embarcaram no processo e nem discutiram com familiares ou amigos os rumos eleitorais do passado. 
 
Seguiram os pais
No mais das vezes, esses jovens seguiram os pais ou votaram no candidato mais bem posicionado de acordo com as pesquisas de intenção de voto veiculadas na cidade.