sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Nacional

Atentado de 11 de setembro deixou quase 3 mil mortos nos Estados Unidos

Reportagem especial do DS traz detalhes do ataque realizado pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda

11 setembro 2021 - 16h11Por Daniel Marques - da Redação
"O dia que nunca terminou". Essa é a forma que melhor define 11 de setembro de 2001. Naquela manhã de terça-feira, o mundo parou diante dos aparelhos televisores para acompanhar os desdobramentos do maior ataque terrorista da história da humanidade, realizado pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda.
 
Neste sábado (11), o atentado às Torres Gêmeas completa 20 anos. Foram cerca de três mil mortos e mais de seis mil feridos nos quatro ataques ocorridos naquela manhã. 
 
Às 8h46 (hora dos Estados Unidos), o voo AA 11 se chocou contra a Torre Norte do World Trade Center, em Nova York. Dezessete minutos depois, o voo UA 175 bateu na Torre Sul.
 
Às 9h37, o voo AA 77 colidiu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que fica em Arlington, na Virgínia. Às 10h02, o voo UA 93 caiu em um campo vazio em Shanksville, na Pensilvânia. Neste, os passageiros, ao saberem que se tratava de um atentado terrorista, tentaram retomar o controle da aeronave. Estima-se que este voo tinha como destino o Capitólio (sede do Congresso dos Estados Unidos) ou a Casa Branca (residência oficial do presidente - na época, George W. Bush). 
 
A motivação do ataque foi uma inimizade entre os fundamentalistas islâmicos e os Estados Unidos, por conta de intervenções americanas em nações do Oriente Médio. O apoio dos americanos a Israel também foi determinante para o ataque.
 
O atentado gerou efeitos negativos econômicos, postos de trabalho foram perdidos, empresas foram destruídas e muitos governos criaram legislações antiterrorismo. Houve impactos culturais e religiosos e mudanças em leis da aviação. Os detritos que restaram da queda das duas torres possuíam cancerígenos e muitos socorristas passaram a sofrer com doenças por conta disso.
 
O Escritório Federal de Investigação (FBI) iniciou o maior inquérito da história dos Estados Unidos, o PENTTBOM - codinome usado para definir as investigações do maior ataque terrorista de todos os tempos. Houve evidências claras de que o atentado teve autoria da al-Qaeda e de Osama Bin Laden e não foi difícil identificar os sequestradores dos aviões.
Bin Laden, líder e fundador da Al-Qaeda, foi caçado e morto durante uma operação dos EUA próximo a Islamabad, no Paquistão. A morte de Osama foi confirmada em maio de 2011 - ano em que o atentado completou uma década.
 
O local onde ocorreu o atentado às torres ganhou um grande complexo, que conta com um memorial em homenagem às vítimas. Há duas piscinas no local e elas contam com um parapeito que tem os nomes das vítimas. No ponto onde ficava a Torre Norte, foi construído o One World Trade Center. Ele foi inaugurado em 2014, sendo projetado para ser o prédio mais seguro do mundo. Possui 541 metros de altura e 104 andares.

Deixe seu Comentário

Leia Também