segunda 20 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Condemat+ inicia implementação da Transformação da Saúde Digital

Encontro da Câmara Técnica de Saúde reuniu especialistas da área para discutir o projeto

11 maio 2024 - 12h00Por da Região
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) dá a largada para a Transformação Digital do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. A Câmara Técnica de Saúde realizou nesta sexta-feira (10), a reunião inaugural do grupo técnico de trabalho que conta com profissionais de todos os municípios consorciados. O grupo articulará as ações que são promovidas hoje e discutirão os projetos que ainda podem ser implementados de maneira regionalizada. 
 
O evento teve a participação de grandes nomes do setor, incluindo a superintendente do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, Cláudia Maria Afonso de Castro, a assessora técnica de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Cristina Balestrin, e a assessora técnica do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), Claudia Meirelles.
 
A Saúde Digital é uma realidade cada vez mais presente nas administrações públicas. Implementar sistema e ações que ampliem esses trabalhos é uma necessidade para o desenvolvimento de uma saúde mais moderna e qualificada.
 
“Há uma grande articulação entre os entes, o Governo Federal, o Estado e os municípios, que trarão suas experiências para fortalecer a transformação digital. Hoje estamos na fase de diagnóstico para ter um planejamento do que é preciso fazer. Esse movimento, iniciado hoje com o grupo técnico, é muito importante, pois coloca todas as cidades, independente do porte, em pé de igualdade”, analisou a coordenadora da CT de Saúde, Adriana Martins, secretária de Saúde de Guararema.
 
A superintendente do Ministério da Saúde no Estado de São Paulo reforçou que a transformação digital fará com que a forma de fazer saúde mude em todo País. “A Saúde Digital é de uma importância enorme e não vamos medir esforços para que tudo possa acontecer, mas isso só será possível se vocês abraçarem esse projeto e fazerem acontecer lá na ponta. União, Estado e municípios, só se faz saúde com esses três entes unidos no mesmo intuito de cuidar da saúde do povo brasileiro”, disse.
 
De acordo com a assessora técnica de Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, a saúde digital tem metas estabelecidas, como a ampliação e diversificação de atendimentos, aumento de ações de prevenção, e a oferta de um novo modo de acesso e interação com os serviços. “Temos que estar dimensionados, em que pese o fato das particularidades regionais e locais, mas as pautas e os objetivos são conjuntos, temos que estar absolutamente alinhados nesse sentido”, apontou.
 
A assessora técnica do COSEMS/SP destacou que a saúde digital vai trazer benefícios para o poder público e os pacientes. “A saúde digital é um quesito irreversível. O SUS vai mudar para melhor, porque transformar digitalmente vai significar, na largada, a ampliação do acesso das pessoas aos serviços e redes de saúde, vai mudar que cada pessoa vai ser dono da própria história, no sentido que poderá carregar seu histórico, independente do lugar que esteja”, ressaltou.

Deixe seu Comentário

Leia Também