terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Conscientização

Itaquá organiza simulação de blitz e acidente para o Maio Amarelo

Itaquá é a única cidade do Alto Tietê com uma escolinha de trânsito que atende toda a rede municipal

08 maio 2024 - 16h00Por De Itaquá
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Itaquaquecetuba iniciou a campanha Maio Amarelo de conscientização para a segurança no trânsito. O cronograma se estende por todo o mês e conta com simulação de acidente e resgate, blitz educativa e caminhada.
 
Durante o lançamento, na última sexta-feira (3), foi realizada uma atividade de conscientização na Vila Virgínia com alunos do curso de psicologia da UNG Itaquá, agentes de trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
 
Nesta terça (7), aconteceu uma blitz educativa no Piratininga com a participação da EMEB Profª Olívia Aparecida da Silva. Nos dias 14, às 8h, e 15, ao meio-dia, o evento "Todos pela paz no trânsito" será promovido na Escola Municipal de Trânsito, que fica dentro do Parque Ecológico, com a participação dos estudantes.
 
Itaquá é a única cidade do Alto Tietê com uma escolinha de trânsito que atende toda a rede municipal de ensino, conscientizando sobre o uso de equipamentos de segurança e de comportamentos seguros no trânsito.
 
No dia 23, às 14h, a caminhada "Pela paz no trânsito" terá como ponto de partida a praça Padre João Álvares, no Centro. No mesmo local, será realizada uma blitz educativa com as EMEBs Benedito Vieira e José Marinho Ferreira. A simulação de acidente e resgate vai ocorrer no dia 29, às 10h, na Vila Maria Augusta, em frente à E.E. Amália Maria dos Santos.
 
A administração, inclusive, intensificou a fiscalização em pontos estratégicos com foco na prevenção de comportamentos perigosos, melhorou a infraestrutura viária com sinalização adequada, implementou redutores de velocidade, semáforos inteligentes, melhorou a iluminação pública e adequou cruzamentos para tornar as vias mais seguras e acessíveis.
 
"Estamos desenvolvendo uma série de ações para prevenir acidentes e mortes no trânsito. Executamos diariamente a instalação de novas sinalizações e o resultado do constante trabalho é a queda de 33% no índice de acidentes em vias municipais entre janeiro e abril, na comparação com o mesmo período do ano passado", revelou o prefeito Eduardo Boigues.
 
O secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo Castro, destacou o cronograma diversificado para promover o Maio Amarelo. "Nosso objetivo é conscientizar a população, em especial as crianças, por isso pensamos em uma programação especial. Queremos capacitar todos para que tenham atitudes corretas no trânsito", finalizou.