quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Paciente denuncia maus tratos durante atendimento no Hospital Luzia de Pinho Melo

Paciente sofreu queimaduras nos seios após passar por tratamento de radioterapia

03 fevereiro 2023 - 11h00Por Guynever Maropo - de Suzano

Uma paciente do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, denuncia os maus tratos sofridos pela equipe médica durante o tratamento de câncer de mama.

A autônoma Cleusa Geralda relata que durante o tratamento de radioterapia surgiram bolhas de queimadura em seus seios com pus. Na época do aparecimento das bolhas Cleusa estava na 21° radioterapia do tratamento. Ela informou a equipe médica sobre as bolhas e nada fizeram.

“Avisei os funcionários e falaram que por conta da mama grande podia ocorrer queimadura durante o tratamento. Após a queimadura exposta que tive, pedi para passar umas pomadas mas também não me informaram qual podia passar", disse. 

As bolhas estouraram e soltaram um pus que sujou toda a sua cama. Cleusa conta que informou a médica sobre o cheiro forte do pus. 

“Ela também não fez nada. E nem chegou a ver a ferida e identificar o pus. Na época a equipe chegou a trocar três vezes os meus medicamentos. Nunca me falaram o motivo”, contou. 

Após a finalização do tratamento, há duas semanas, Cleusa relata que ainda sente um caroço em um dos seios. Segundo ela, a doutora que está acompanhando o tratamento orientou a tentar um retorno com o cirurgião que fez a retirada do nódulo. 

“O caroço é perto do mamilo. Não diminui o caroço. Quando toca doi”, comenta. 

Cleusa está desde o início do tratamento sem trabalhar. Com a queimadura a orientação é que fique mais de seis meses sem exposição ao sol. Como ela trabalha na rua explica que está difícil conseguir o dinheiro para pagar as contas. 

“Segundo eles, não posso ficar no sol. Mas se não vou para a rua não tenho dinheiro. Sou autônoma, preciso vender minhas mercadorias”, disse.

Secretaria do Estado de Saúde

Segundo nota do hospital, a paciente  recebeu toda a assistência da equipe médica e de enfermagem da unidade. Um dos efeitos que a radioterapia pode apresentar em alguns pacientes é o surgimento de bolhas, ressecamento, coceira, queimadura ou descamação na área que sofreu radiação.

Na ocasião, a paciente recebeu medicamentos para aliviar a sensação e recebeu orientações. O hospital à disposição para esclarecer eventuais dúvidas da paciente.

Deixe seu Comentário

Leia Também