segunda 26 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Finanças

Ao menos 460 mil residências vão receber carnês do IPTU na região

Envios serão feitos entre o final de janeiro e início de fevereiro. Neste ano, o valor a ser cobrado será atualizado pela inflação

15 janeiro 2023 - 13h00Por Ingrid Leone - Da Redação

Mais de 460 mil casas devem receber o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no Alto Tietê. Os envios serão feitos entre o final de janeiro e fevereiro.

Neste ano, o valor a ser cobrado será atualizado apenas pela inflação, sem aumento real, entre 6,47% e 7,17%, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pagamento poderá ser feito em cota única ou em até dez parcelas, de março a dezembro.
Em média na região, o vencimento da primeira parcela ou da cota única será no dia 16 de janeiro e nos dias 8, 9, 10,15, 17 e 20 de março.

As datas específicas são informadas nos carnês, pois variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

Quem estiver em dia com o imposto tem direito entre 5% e 10% de desconto no IPTU 2023, mesmo se pagar parcelado (desde que o pagamento seja até a data de vencimento).

Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a mais 5%, totalizando 10% de dedução. Já os contribuintes que não estão em dia, mas pagam o IPTU em cota única, têm direito a 5% de abatimento no valor.

SUZANO

No município, a estimativa é de 140 mil carnês enviados no município. A distribuição se inicia em fevereiro. A data de vencimento da primeira parcela e do pagamento à vista, é no dia 15 de março, tanto para a primeira parcela como para o pagamento à vista.

A Prefeitura de Suzano esclareceu que não haverá reajuste, será aplicada apenas a correção do valor do IPTU, que é algo obrigatório por lei, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 6,47%.

O contribuinte que pagar a parcela única até o dia 15 de março tem 5% de desconto no valor.
A emissão da segunda via é a partir de fevereiro, por meio do "Portal do Cidadão", disponível na aba “IPTU, Taxa de Licença e ISS Fixo” no cabeçalho do site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br), a partir de fevereiro. 

Mais informações sobre cobrança do IPTU podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2010/2024 ou pessoalmente no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, no centro), e Centrus Norte (avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta).

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

MOGI DAS CRUZES

A previsão da Secretaria Municipal de Finanças do município é iniciar o envio dos cerca de 140 mil carnês no final de janeiro.

O IPTU de 2023, em Mogi, será atualizado apenas pela inflação, sem aumento real. Conforme previsto em lei municipal, a Prefeitura aplicará o menor índice inflacionário apurado no período de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022: 7,17%, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O IPTU é um dos principais tributos do município. É por meio dele, entre outros impostos, que a Prefeitura investe em obras e na manutenção e melhoria dos serviços oferecidos à população”, informou a administração.

O vencimento da primeira parcela ou da cota única será nos dias 8, 9 e 10 de março.

ITAQUAQUECETUBA

As postagens nos Correios iniciam a partir da segunda semana de janeiro. E o pagamento é até o dia 15 de março, tanto o parcelado quanto à vista.

Aproximadamente, 105 mil residências devem receber o documento. Para este ano, as famílias não precisarão se preocupar com aumento real. No município, somente correção pelo IPCA em 6,47%, de acordo com o decreto 8.141 do dia 18 de novembro.

No valor pago, na parcela única, o desconto será de 10%. Pelo site da Prefeitura é possível emitir a segunda via (itaquaquecetuba.sp.gov.br/).

Para mais informações, é preciso ir até o prédio da administração, na rua Vereador José Barbosa de Araújo, no bairro Vila Virgínia, ou pelo telefone (11) 4753-7000.

POÁ

A Secretaria da Fazenda de Poá informou que os carnês começam a ser entregues na segunda quinzena de fevereiro, e serão enviados 35,2 mil. Com data para cota única e primeira parcela, no dia 20 de março.

Na cidade, não haverá aumento, somente a atualização do índice monetário IPCA/IBGE, que teve uma correção de 6,47%.

Poá não informou quantas residências devem receber os carnês, mas serão enviados via correios e também estarão disponíveis no site da Prefeitura (poa.sp.gov.br).

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 4634-8827 ou 4634-8828.

ARUJÁ

As entregas começaram na última segunda-feira (2). Em Arujá, serão enviados 30 mil boletos. Também não terá reajuste, somente a correção inflacionária.

O vencimento, em parcela única, será no dia 16 de janeiro. O parcelamento é até 10 e 17 de fevereiro.

O contribuinte que não receber o boleto até a data limite do dia 7 de fevereiro, deverá solicitá-lo, junto ao Chata Online ou através do atendente virtual. Pode ainda, entrar diretamente no site da Prefeitura, o Meu IPTU, onde os boletos estarão disponíveis a partir do início da entrega via correios.

Para mais informações é só acessar o site da administração (bit.ly/3jNujfP).

GUARAREMA

A cidade também entrega a partir da segunda quinzena de fevereiro. Serão enviados aproximadamente 12,8 mil carnês.

A data de vencimento da 1ª parcela é no dia 10 de março, esta data limite para pagamentos à vista. O reajuste do IPTU foi de 5,90%, baseado no IPCA, sendo considerado o menor entre os principais índices de inflação.

Os contribuintes terão desconto de 5% no valor do IPTU, caso paguem a cota única até o prazo de 10 de março.

É possível emitir a segunda via no site da Prefeitura (guararema.sp.gov.br) e também no Paço Municipal, no atendimento de tributos municipais.

O munícipe pode entrar em contato pelo telefone 4693-8000 e também no e-mail iptu@guararema.sp.gov.br.

SANTA ISABEL

O índice inflacionário que será aplicado no lançamento do IPTU 2023 é de 7,17%, nos termos do decreto municipal 6808/2022; com previsão de postagem para a primeira quinzena de janeiro. A Prefeitura não disponibilizou a quantidade de carnês a serem enviados.

REGIÃO

As Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim e Salesópolis não retornaram o contato até o fechamento da matéria.