domingo 25 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Carol Galindo participa de vivência culinária na Amazônia brasileira

Chefe de Cozinha suzanense embarcou nesta quinta (12) para o Pará

13 janeiro 2023 - 15h45Por de Suzano

A chefe de cozinha suzanense Carol Galindo, conhecida pela sua atuação em eventos, consultoria e docência em cursos de gastronomia no Alto Tietê, ABC e Capital e pela participação do reality show Top Chef Brasil da TV Record em 2021 e agora como apresentadora do programa Mistura Boa na Rede Alto Tietê TV, embarcou nesta quinta-feira (12) para Belém (PA), de onde segue para Mangabeira, onde participará de uma vivência culinária junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira nos próximos oito dias.

Para Carol a viagem e essa vivência é uma oportunidade de conhecer de perto os hábitos alimentares das comunidades ribeirinhas e quilombolas paraenses para explorar a identidade nacional da gastronomia daquela região. “É a realização de mais um sonho poder viajar e conhecer de perto as comunidades ribeirinhas de parte da Amazônia brasileira e aprender sobre sua culinária, os ingredientes e preparos”, comenta.

A chef acredita que a forma como a comida é produzida é tão importante quanto o prato em si. “A nossa relação com o alimento precisa ser revista, precisamos aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza. Agir em toda a cadeia de valor, com o propósito de fortalecer os territórios a partir de sua biodiversidade, agrodiversidade e sociodiversidade, para garantir alimento bom para todos e para o ambiente”, explica Carol.

“Se quisermos fazer comidas deliciosas, precisamos de ingredientes incríveis. Para achar esses ingredientes, temos que achar outra pessoa que ame esses ingredientes tanto quanto eu. Um chefe pode ser um líder, procurar ingredientes, conectar pessoas é uma forma de criar uma cadeia alimentar melhor”, completa a chefe de cozinha.

Carol ainda agradece ao apoio da família e de sua rede de amigos e antecipa que após seu retorno para Suzano, esse grupo de familiares e amigos devem promover um evento gastronômico para que ela possa apresentar sua vivência e a culinária dos ribeirinhos da Amazônia para os apreciadores da culinária brasileira no Alto Tietê.

Viagem e Vivência com os Ribeirinhos da Amazônia

Carol Galindo.é uma das participantes da décima edição do projeto Viagem e Vivência com os Ribeirinhos da Amazônia em Mangabeira (PA), idealizado e organizado pela nutricionista Jane Glebia, ribeirinha paraense que também é chefe de cozinha e professora universitária.

Esse projeto busca valorizar as tradições ribeirinhas e quilombolas na Vila de Mangabeira, uma comunidade com pouco mais de 500 habitantes, às margens do Rio Tocantins, no Pará, no coração da Amazônia paraense e é uma das iniciativas do Instituto Laurinda Amazônia.

Também idealizado por Jane, o instituto tem a finalidade de divulgar e cooperar com a implantação de ações socioambientais para melhoria das condições de vida, valorização da cultura e tradições dos ribeirinhos de Mangabeira.

Carol Galindo

Ana Carolina Galindo nasceu em Suzano. Filha de nordestinos sempre gostou de cozinhar. Formada em Gastronomia pela Faculdade HOTEC, cursa pós-graduação no SENAC, além das diversas especializações que fez durante sua carreira.

Já no campo profissional, a Chef Carol Galindo, atuou ministrando aulas em escolas de gastronomia de renome (SENAC, IGA, IM, etc.), também atuou ao lado de grandes nomes da gastronomia trabalhando em Buffet’s como Capim Santo, Cecília Castro da Cunha, Fraternité e Viko Tangoda, e também em restaurantes como o D.O.M do Chef Internacionalmente renomado Alex Atala.

Participou do Top Chef Brasil, reality show de gastronomia transmitido pela TV Record (edição 2021). Foi a ganhadora do prêmio “Minha Receita” da Editora Abril em 2011 e é apresentadora do programa de TV “Mistura Boa”, na Rede Alto Tietê.