quinta 23 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Chuva intensa traz alagamentos em bairros de Suzano; Prefeitura reforça ações

Moradores reclamaram de inundações no Miguel Badra Baixo e Jardim Europa

30 novembro 2022 - 15h00Por Ingrid Leone - Da Reportagem Local
Moradores reclamaram de inundações no Miguel Badra Baixo e Jardim Europa, bairros de Suzano, depois da chuva intensa nesta segunda-feira (28). 
 
O município registrou um alto índice de pluviosidade, alcançando 62 milímetros, principalmente na região do bairro Cidade Miguel Badra. 
 
A moradora do bairro Jardim Europa, Daniela Silva, disse que sofre com enchentes há anos, com a falta de boca de lobo perto da casa. 
 
“Vivemos com medo de cada chuva que vem, não sei mais o que fazer. Estou desempregada, não tenho pra onde ir”, disse Daniela.
 
A moradora do Miguel Badra Baixo, Tuane Paiva, também reclamou das enchentes. “Toda vez que chove, o esgoto transborda”, comentou. 
 
“Tenho criança pequena e não conseguimos sair pra resolver as coisas na rua, tipo escola, academia de criança, e outras coisas'', explicou Tuane. 
 
A administração municipal, ao ser questionada, explicou que realiza ações preventivas para não haver casos como esses, e acrescentou como o esgoto a céu aberto ou refluxo de esgoto para dentro dos imóveis não são assuntos relacionados à prefeitura, mas sim à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 
 
O Diário de Suzano entrou em contato com a companhia e aguarda resposta. Esta matéria será atualizada. 
 
AÇÕES PREVENTIVAS
 
A Prefeitura promoveu uma série de ações contínuas ao longo dos últimos anos, como limpeza de valas de drenagem, desobstrução de bueiros, desassoreamento de rios e córregos, zeladoria e monitoramento das áreas de risco.
 
De acordo com a administração, o município não tem constatado grandes prejuízos causados pelas chuvas, e no caso desta segunda-feira (28), não foi registrado pela Defesa Civil de Suzano nenhum caso de água invadindo residências ou estabelecimentos comerciais nos dois endereços mencionados, nem mesmo pessoas feridas ou famílias desalojadas/desabrigadas.
 
CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA 
 
Depois da chuva intensa, Suzano registrou ocorrências de lâmina d’água na avenida Quitéria Laura de Matos, no Miguel Badra Baixo e rompimento de uma tubulação da Sabesp na avenida Atlântica, no Jardim Revista. 
 
Também houve queda de árvores na rua José Carlos Matias dos Santos, no bairro Chácara Mea, e na rua Dr. Prudente de Moraes, próximo ao viaduto Ryu Mizuno, no Parque Suzano; ambas já foram retiradas. 
 
Na avenida Francisco Marengo, no Jardim Revista, um muro caiu em área particular após movimentação irregular de terra, o Departamento de Fiscalização de Posturas já notificou o proprietário.
 
Nesses casos, a Defesa Civil atende a população pelo telefone 4748-5394.

Deixe seu Comentário

Leia Também