domingo 25 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Comércio mantém expediente das 9 às 18 horas no feriado

Segundo a Associação Comercial, expectativa de vendas no setor de material escolar neste feriado

19 janeiro 2023 - 12h00Por Guynever Maropo - de Suzano
O comércio de Suzano vai manter o expediente das 9 às 18 horas no feriado do padroeiro (São Sebastião) da cidade que ocorre nesta sexta-feira(20). Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), os empreendimentos podem manter as atividades no dia desde que a carga horária de funcionários esteja adequada perante a lei.
 
A perspectiva do setor de papelaria-material escolar é que as vendas possam ter um acréscimo quando comparadas ao mesmo período em 2022. 
 
Segundo empresários associados, a busca por materiais escolares deve se intensificar na segunda quinzena de janeiro. Visto que com o encaminhamento das listas de materiais por parte das instituições de ensino e a aproximação do início do ano letivo, o período entre esta e a primeira de fevereiro representa a maior atividade da área no ano.
 
Dentro da lei, cada estabelecimento está autorizado a organizar o próprio cronograma de atividades durante o feriado. A tendência é que os comércios locais que optarem pela abertura atuem em seu horário de expediente regular. Em grande parte, das 9 às 18 horas.
 
Aos que optarem por não ter expediente durante o feriado municipal, é recomendado o retorno no sábado. O gerente comercial, Alvani Corrêa explica que dependendo do setor, o final de semana atrai muitos consumidores que não puderam fazer suas comprar ou utilizar os serviços durante a semana.
 
“A recomendação é de que os comércios mantenham sua rotina regular tanto no sábado como no domingo. A depender do setor, isso inclui abertura nas duas datas ou apenas no dia 21”, afirma.
 
Sincomércio
 
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e região, os comércios podem ou não aderir ao expediente no dia do feriado. Caso o comerciante opte por abrir no dia, o proprietário precisa emitir uma solicitação no Sincomércio para validar o dia de trabalho. A solicitação abrange que os funcionários que trabalham no feriado devem receber um extra ou uma folga. O comerciante trabalhando apenas ele próprio no dia não precisa de autorização. 
 
O certificado para trabalhar no feriado é válido por seis meses, conforme explicou o presidente do Sincomércio Valterli Martinez. Em Suzano nos dias de feriado a estimativa é que 60% das lojas de varejo abrem as portas. “O número é contabilizado também com as lojas de shopping. São poucas lojas que não trabalham neste dia”, disse. 
 
O prazo para emitir a certidão é até quinta-feira (19). O pedido pode ser feito pelo WhatsApp (11) 4799-7788.