domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Atendimento

Complexo Poliesportivo Paulo Portela abriga 65 pessoas em situação de rua

Serviço emergencial garante alimentação e acolhimento completo ao público

01 julho 2021 - 16h40Por de Suzano

Diante da brusca queda de temperaturas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social reforça a importância do serviço de acolhimento emergencial sediado no Complexo Poliesportivo Paulo Portela (Rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro). A unidade é aberta à livre demanda da população em situação de rua, com a oferta de 120 vagas, das quais 65 estão ocupadas.

De acordo com o chefe da pasta, Geraldo Garippo, entre as principais atividades voltadas ao amparo da população em situação de rua, neste período de frio, está a intensificação do trabalho de abordagem social. A ação é desempenhada por equipes multidisciplinares do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e visa garantir oportunidade de acolhimento a essas pessoas.

“Desde o início de maio intensificamos as abordagens, com visitas semanais em pontos estratégicos da cidade, sobretudo na região central, que é onde se concentra a maior parte dessa segmentação de público. Seguimos com essa atuação sensível e respeitosa, sempre com o auxílio dos alertas da Defesa Civil. O trabalho prioriza o diálogo, com o principal objetivo de sensibilizar o indivíduo para que aceite o acolhimento. Em caso de negativa, uma manta e um kit de higiene são oferecidos”, destacou Garippo.

A partir da abordagem, a pessoa que aceita o acolhimento é encaminhada ao serviço emergencial. “O Complexo Poliesportivo Paulo Portela tem localização estratégica. Está bem próximo ao quadrilátero central e é um espaço completo, especialmente montado para abrigar o público que se encontra nessa situação, sobretudo nos dias de frios, sem contar o contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)”, detalhou.

Atualmente, o acolhimento à livre demanda tem sido o principal serviço de atendimento à população em situação de rua, sendo que mais de 500 pessoas já passaram pelo local e 67 foram posteriormente encaminhadas ao Centro Social Bom Samaritano para a continuidade da assistência. A unidade conveniada ao município opera em parceria com o Creas, que realiza o referenciamento das pessoas que têm interesse na assistência especializada ou em outros serviços oferecidos, como recâmbio.

O secretário lembrou ainda que, em Suzano, este público conta com o apoio das equipes de Saúde, por meio do Consultório de Rua, e a parceria com o Bom Prato, que possibilita alimentação de qualidade e com dignidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também