domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

CPTM mantém projeto de trem direto de Suzano até a Luz

Companhia mantém projeto de trazer o serviço expresso leste até Suzano após a finalização de obras da estação

08 setembro 2018 - 23h54Por Aline Moreira - de Suzano
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende ampliar o número de viagens do trem expresso até a Estação Luz, sem a necessidade de transferência em Guaianases. Atualmente, a companhia realiza cerca de 30 viagens diretas na linha 11-Coral. 
 
Por enquanto, o projeto de ampliação está em fase de estudo. A CPTM confirmou que pretende manter o projeto de trazer o serviço Expresso Leste até Suzano assim que as obras e as intervenções no plano de vias para a sua operação estiverem finalizadas. Dessa forma, a transferência de trens da linha 11-Coral será feita em Suzano para os passageiros que embarcarem nas Estações de Mogi das Cruzes (Estudantes, Mogi, Braz Cubas e Jundiapeba). 
 
Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo estão com promessas de retirar de vez a baldeação de Guaianases e não inclui - lá na Estação Suzano, caso sejam eleitos. Para os candidatos, a baldeação gera desconforto aos passageiros e atraso nas viagens a São Paulo. 
 
Opinião
 
Para passageiros que utilizam o transporte férreo todos os dias para se deslocarem a São Paulo, o trem direto até a Estação Luz traria benefícios a população. Porém, com o transporte direto, o número de veículos deveria aumentar para que as superlotações não ocorram. 
 
"Se for circular mais trens, com certeza vai melhorar muito a viagem e com isso diminuir o tempo de espera nas Estações", conta a estudante Isabelly Vitorino, de 20 anos. Isabelly utiliza os trens da CPTM todos os dias para se deslocar até a Estação de Metrô Ana Rosa, em São Paulo. Ele relata que espera, em média, 20 minutos para a troca de trens em Guaianases. "A viagem direta a São Paulo facilitaria muito o dia-a-dia das pessoas, é mais vantajoso para quem precisa utilizar esse transporte", diz. 
 
Para o agente comercial Jean Carlos, de 24 anos, a retirada da baldeação irá diminuir a aglomeração de pessoas da Estação Guaianases. "Com o trem seguindo viagem direta, a bagunça na troca de trens acaba, principalmente nos horários de pico. Além do mais, isso gera conforto aos passageiros", conta. Carlos também enfatiza a logística dos trens, com a viagem direta, o aumento de veículos deve aumentar para suprir as demandas. 
 
Já a atendente de telemarketing Cátia Barros, de 30 anos, prioriza a diminuição do tempo da viagem a São Paulo como vantagem da retirada da baldeação. "Só traria benefícios, a começar pela diminuição no tempo da viagem, diminuição de pessoas aguardando em Guaianases, mais circulação de trens etc. Essa troca não deveria existir pois não ajuda em nada", conta. 

Deixe seu Comentário

Leia Também