O fundador do Instituto Recomeçar, Leonardo Precioso, lançou o livro ‘Recomeçar, o cárcere e a necessidade de se transformar no País mutável’. O lançamento foi feito há um mês, no Espaço Cultural Renato Russo em Brasília. A obra é uma biografia. Detalha o processo de regressar à sociedade após sete anos e 13 dias em cárcere.
Durante o DS Entrevista, o fundador explicou como a instituição auxilia o egresso a voltar ao mercado de trabalho e na sociedade. O lançamento do livro foi adiado devido a pandemia. Mas vai ser feita uma nova estreia para a região do Alto Tietê, em Poá, na Pizzaria Opportunità.
O livro é uma biografia do Leonardo Preciso detalhando como foi ficar sete anos e treze dias em cárcere e como lidou com a volta à sociedade sem ter emprego e apoio.
“Quem ler o livro vai entender como uma pessoa que mais errou do que acertou, está seguindo em frente e tentando entregar seu melhor à sociedade. Vai entender que no sistema carcerário tem seres humanos capazes de mostrar resultados positivos ao mundo”, diz. A obra foi escrita pela estudante de Letras da Universidade de São Paulo (USP), Sabrina Mori. Segundo o fundador, o livro vai incentivar as pessoas que passaram por situações parecidas a buscar a reintegração no mercado de trabalho e ter uma vida digna. “O preço do livro tem um valor inferior, para que pessoas de baixa renda possam ter acesso”, conta.
O instituto foi fundado em 2015, com o objetivo de requalificar e inserir ex-detentos no mercado de trabalho. No cadastro já passaram mais de 5 mil egressos, tanto homens quanto mulheres. A atual sede, está localizada na Avenida Deputado Cunha Bueno, 130, Poá.
O Recomeçar também ampliou o serviço para outros Estados do país. Tem uma sede em Brasília, em parceria com o governo e uma startup. Uma operação em Recife, no prédio do Procon em parceria com o Patronato Judiciário.
Em São Paulo, há uma cooperação com a Secretaria de Administração Judiciária, a Coordenadoria de Reintegração Social e o projeto Pro-egresso.
As atividades vão ser retomadas na sede em São José do Rio Preto, que tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Administração Penitenciária para colaborar com os regressos locais.




Fundador do Instituto Recomeçar lança livro sobre a vida após cárcere - (Foto: Isabela Oliveira/DS)




