domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Morre Miguel Gyotoku, um dos fundadores da Cerâmica Gyotoku

Miguel é conhecido pela generosidade e contribuições à colônia japonesa

19 março 2021 - 18h45Por Matheus Cruz - de Suzano
Um dos fundadores da Cerâmica Gyotoku, tradicional indústria de cerâmica de Suzano, Miguel Gyotoku faleceu na madrugada desta sexta-feira (19) em Suzano.
 
De acordo com amigos próximos, Gyotoku estava se recuperando de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu há cerca de dois anos. Desde então, Miguel chegou a perder alguns movimentos e precisou ficar acamado. 
 
Miguel Gyotoku é considerados uma das personalidades de Suzano. Em 1987, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Suzanense. Em 2001, durante a comemoração dos 80 anos da imigração japonesa na cidade, Miguel foi homenageado como Personalidade da Indústria. 
 
Como um dos fundadores da Cerâmica Gyotoku, ele levou o nome da cidade para o Brasil, apesar disso, a empresa fechou suas portas nos últimos anos. 
 
Amigo de Miguel há mais de 50 anos, Kazuhiro Mori, o Dr. Mori, comentou sobre a importância de Gyotoku para Suzano e a amizade que cultivavam.
 
“É uma notícia muito triste. Éramos amigos há mais de 50 anos, desde quando cheguei em Suzano. Miguel sempre foi uma pessoa generosa, que gostava de ajudar à todos. Fica na memória uma grande amizade que tive”, lamentou. 
 
Vereador de Suzano, Artur Takayama também relembrou a importância de Gyotoku para a cidade e o legado que deixa a todos. 
 
“Ele sempre foi uma pessoa simples e determinada. Foi um elemento fundamental para a sociedade japonesa que se encontra em Suzano. Sempre contribuiu com a colônia japonesa e nunca se negou em ajudar quando foi preciso”, disse Takayama. 
 
Além do atual vereador, a morte de Gyotoku também foi comentada pelo ex-vereador de Suzano, Luiz Higashi, que esteve na Câmara Municipal por seis anos.
De acordo com ele, os atuais vereadores poderiam prestar mais uma homenagem.
 
“Em vida ele já recebeu muitas homenagens porque foi uma pessoa excelente. Mas agora, se eu fosse vereador, prestaria uma homenagem colocando o nome dele em alguma avenida da cidade. É uma forma de agradecer por tanto que fez pela nossa cidade”, completou. 
 
Até o momento, não há informações sobre a causa da morte e o sepultamento de Miguel Gyotoku.

Deixe seu Comentário

Leia Também