O prefeito Rodrigo Ashiuchi vistoriou as obras de recapeamento do bairro Jardim Dora, na zona sul da cidade, além da construção do Parque Mirante do Sesc e ações de limpeza do rio Una, região central de Suzano. O chefe do executivo municipal esteve acompanhado do secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira.
O primeiro local a ser visitado foi o Jardim Dora, onde ocorre os trabalhos de aplicação de asfalto. As ruas Nadalete Santa Sofia, José Caloni e Domingos Alves da Silva, que somam quase 590 metros de extensão, estão sendo pavimentadas nesta primeira etapa. Estes pontos já receberam serviços de terraplanagem, escavações para a construção de guias e sarjetas e, na sequência, a instalação dessas estruturas.
Nesta semana as ruas tiveram a aplicação de uma camada de binder, que é posta sobre a estrutura base e sob o asfalto novo. O binder tem a função de distribuir a carga pela via e propõe uma camada uniforme para a receber a camada de rolamento, além de promover a ligação do revestimento base com o asfalto. O mesmo processo também é visto na estrada do Guinza, que está sendo recuperada em 1,5 quilômetro. A vistoria no Jardim Dora ainda contou com a participação do vereador Rogério Castilho.
No total, o investimento para os trabalhos é de R$ 2.501.620,80, provenientes do convênio “Nossa Rua”, do governo do Estado de São Paulo. A empresa Oestevalle Pavimentação e Construções Ltda. é a responsável pelos serviços. Após a conclusão, o que deve ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem, as ruas deverão receber serviços de zeladoria.
Após a vistoria nas obras do Dora, o prefeito e o secretário seguiram para o Parque Mirante do Sesc, nas imediações da avenida Katsutoshi Naito, no bairro Cidade Boa Vista, na região norte de Suzano. O espaço terá cerca de 2,7 mil metros quadrados de lazer aos frequentadores e está recebendo intervenções voltadas à limpeza, terraplanagem, implantação de guias e sarjetas e demolição para depois ter iluminação e bloquetes instalados para uso do público.
Vale lembrar que a pirâmide, que já serviu como caixa d'água nos anos 1950, continuará de pé, mas desta vez como um espaço turístico e de contemplação para os frequentadores.
O futuro local vai receber o nome do ex-vereador e ex-secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, que faleceu em agosto passado, enquanto que a pirâmide terá o nome de “Professora Bianca Nunes”. Os espaços deverão beneficiar cerca de 85 mil pessoas.
Os valores para essas intervenções somam R$ 342.368,78, sendo subsidiados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O diretor da empresa Renov Pavimentação e Construção Ltda que está promovendo as obras no Boa Vista, Everson Pinheiro, participou dessa vistoria. A estimativa é que o local esteja pronto para o aniversário de 74 anos de emancipação política da cidade, celebrado no dia 2 de abril.
Ao final, eles visitaram as ações de limpeza do rio Una, na avenida Governador Mario Covas Junior, a Marginal do Una, para prevenção de transbordamento do rio durante a chuva de verão.