Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na manhã desta terça-feira (14) um evento dedicado aos artesãos credenciados pela Prefeitura de Suzano com objetivo de orientá-los sobre o passo a passo para alavancar as vendas.
A recepção ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna e contou com a participação da mentora de capacitações e de negócios rentáveis para o artesanato, Luciana Jaber, que palestrou para uma plateia composta por 60 artesãs e artesãos do município.
A apresentação focou na conscientização de que só o amor pela arte não é suficiente para tornar um negócio rentável, lucrativo e que garanta uma independência financeira. Foram compartilhadas informações sobre a necessidade de se recorrer às mídias sociais para divulgação de produtos e de aprender, por meio de estudos e cursos, as técnicas do artesanato, para não se limitar ao próprio talento e habilidades manuais. A atividade também contou com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe).
A mentora Luciana Jaber, que começou a dar aulas na adolescência e montou seu próprio atelier aos 18 anos, contou um pouco de suas experiências e de que maneira conseguiu aumentar em mais de 15 vezes seu rendimento, expondo suas bolsas feitas artesanalmente até mesmo no exterior.
“Você precisa acreditar que faz um trabalho de valor. Com 30 anos, fiz faculdade em busca de profissionalização e aprendi sobre empreendedorismo. Entendi que era necessário criar um artesanato de marca para ter uma identidade forte. A partir daí, as vendas começam a crescer porque a arte passa a ter um reconhecimento”, aconselhou a palestrante.









