quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzanenses com veículos de placas final 5 e 6 devem ser licenciados no mês de agosto

Prazo-limite para motoristas fazerem o licenciamento será até o dia 31 deste mês

01 agosto 2017 - 14h41Por da Reportagem Local
Agosto é o quinto mês do calendário anual obrigatório de licenciamento dos veículos registrados em Suzano. Os licenciamentos já ultrapassam 28,4 milhões em todo o Estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Dando sequência ao cronograma, os proprietários de veículos com placas terminadas em 5 e 6 terão até 31 de agosto para fazer o licenciamento. Caso contrário, não vão poder rodar a partir desta data até regularizar a documentação.
 
O motorista precisa estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do exercício 2017 em mãos até o último dia útil do mês indicado como prazo-limite. Independentemente do ano de fabricação, todo veículo precisa ser licenciado anualmente para poder circular nas vias públicas, uma exigência da legislação federal de trânsito.
 
O alerta é enviado com um mês de antecedência do vencimento do licenciamento. Quem quiser receber alertas do Detran.SP por mensagem de texto (SMS) é só se cadastrar no portal do Detran, informar o número do telefone móvel e sinalizar que autoriza o recebimento. Para ser notificado via push, basta instalar gratuitamente o app de serviços "Detran.SP" nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store e habilitar a opção de recebimento no aparelho.
 
Como licenciar

Os interessados em silenciar o carro não precisam ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar o licenciamento. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências bancárias ou no internet banking.

Ao pagar o custo de envio pelos Correios junto à taxa de licenciamento, o documento é emitido automaticamente e a entrega é realizada em até sete dias úteis no endereço de registro do veículo, por isso é importante estar com o cadastro atualizado no Detran.SP.

O motorista pode acompanhar a entrega do CRLV pelo portal do Detran, em Serviços Online. A página fornece o código de rastreamento para checar o andamento no site dos Correios.

Quem preferir solicitar e retirar o documento pessoalmente, é só ir até um posto Poupatempo ou unidade do Detran.SP da cidade onde o veículo está registrado, com o comprovante de pagamento e a identidade.

Pagar o licenciamento em atraso gera a cobrança de multa e juros de mora. Caso não seja feito, o dono do veículo pode ter o nome inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados (Cadin) e na dívida ativa do Estado pelo débito em aberto.

Além disso, conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47, sete pontos na habilitação e remoção do veículo a um pátio.

Deixe seu Comentário

Leia Também