Os suzanenses que votaram na parte da manhã deste domingo (02) enfrentaram filas longas e espera.
Outras cidades do país registram queixas de filas com espera de até 1 horas.
Duas escolas da região central marcaram movimento tranquilo a menos de uma hora para o encerramento da eleição.
A contribuição para a demora se deve pela quantidade de eleitores que vão votar, equivalente a 228, 5 mil em Suzano, o processo da validação de biometria na identificação e a passagem da “colinha” do celular para uma folha de papel.
No período da manhã as escolas da região norte registraram filas nas seções. Uma delas a escola estadual Maria Eliza de Azevedo Cintra, no bairro Dona Benta.
Poucos eleitores compareceram com adesivos e roupas vermelhas, em alusão ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E as vestimentas em verde e amarelo, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Não houve,até o momento, registro de tumultos e confusões.
A escola estadual Oswaldo de Oliveira Lima também registrou filas longas com espera de quase uma hora. Em frente a cada seção os eleitores aguardam ansiosamente a sua vez.
No período da tarde nas escola estadual Prof. Geraldo Justiniano de R. Silva e Luiza Hidaka o movimento estava tranquilos.
O autônomo José da Silva confirmou filas longas no período da manhã. “Até 13 hora tinha fila. Agora somente os eleitores que deixam de última hora”, disse.
A vendedora de pipoca, Jessi Marinalva contou que está em frente a escola antes da abertura dos portões. "Na escola em que votei tinha fila. Só se registrou no período da manhã. Agora a tarde está tranquilo.A queixa é o lixo que jogaram na madrguda”, comentou.
TSE
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que já estiverem na fila às 17h do horário de Brasília, quando se encerra a votação, poderão votar normalmente.
De acordo com a Transparência Eleitoral Brasil, que monitora a votação, um eleitor demora de três a quatro minutos para concluir sua escolha de deputados, senador, governador e presidente ---com exceção daqueles em situação de trânsito, que podem escolher apenas o presidente.




Suzanenses enfrentam fila para votar na parte da manhã - (Foto: Guynever Maropo/DS)




