quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano começa a aplicar vacina bivalente da Pfizer contra Covid para idosos com 70 anos ou mais

Público desta etapa são moradores com 70 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência

28 fevereiro 2023 - 05h00Por de Suzano
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a aplicar nesta segunda-feira (27/02) as vacinas bivalentes da Pfizer que conferem proteção contra cepas atualizadas do novo coronavírus (Covid-19), incluindo as variantes da ômicron. O público-alvo desta primeira etapa de vacinação são moradores com 70 anos ou mais; pessoas que vivem e trabalham em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, também com 12 anos ou mais. É preciso estar com o esquema vacinal completo para receber essa dose.
 
Todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) disponibilizarão o imunizante entre 8 e 16 horas, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de agendamento, mas no momento da vacinação deverão ser apresentados o documento de identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.
 
Para o cumprimento desta etapa, a Prefeitura de Suzano recebeu 9.396 doses do governo do Estado de São Paulo com o objetivo de garantir uma maior proteção ao público mais vulnerável.
 
As vacinas monovalentes, utilizadas até o momento, conferiam proteção contra o vírus originário da pandemia, todavia, com o surgimento de outras variantes da Covid-19, foi implantada a estratégia da dose de reforço com a vacina bivalente, que é desenvolvida com cepas dos dois vírus: o original e variantes ômicron (bivalente).
 
A diretora de Vigilância em Saúde da pasta, Maria Cristina Perin, ressaltou que todos precisam fazer a sua parte para garantir a própria proteção e preservar a saúde do próximo.
 
“É preciso ter consciência de que o esquema vacinal que foi feito até hoje, com as vacinas monovalentes, podem não ser suficientes para a proteção contra as variantes do coronavírus. Por isso, a recomendação é para que as pessoas cumpram essa nova etapa de imunização. Fazendo isso, evitamos a propagação das novas variantes e preservamos a saúde de todos”, orientou a diretora.
 
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, alertou a população para a importância de comparecer às unidades e complementar a imunização com a nova vacina disponível. “Todos os suzanenses que fazem parte do público-alvo desta etapa devem se vacinar com esse novo imunizante, mesmo quem já tomou as doses anteriores deve garantir o reforço. É fundamental a proteção contra as variantes do coronavírus, para que a covid-19 não afete mais a saúde dos nossos munícipes, especialmente dos mais vulneráveis”, concluiu o chefe da pasta.
 
Os endereços dos postos de saúde podem ser conferidos por meio deste link.