A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos reforçou o trabalho de desassoreamento e de limpeza de córregos, valas de drenagem e bocas de lobo para garantir o fluxo adequado durante a temporada de chuvas.
Só em 2020 foram retiradas aproximadamente 520 toneladas de resíduos das redes pluviais.
As ações preventivas contra enchentes são realizadas em todo o município ao longo do ano, tanto no período de chuvas quanto no período de estiagem.
Suzano reforçou as solicitações ao Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo do Estado, para continuar a limpeza e desassoreamento nos cursos d'água (como rio Jaguari, Guaió, Taiaçupeba-Mirim e o próprio rio Tietê).
A pasta já iniciou a limpeza do rio Guaió no trecho que vai da rua Turmalina até o Jardim Quaresmeira (um trecho não previsto de limpeza pelo DAEE).
E nesta semana a pasta também está concentrada na limpeza de valas de drenagem no Miguel Badra, Vila Urupês, na Praça Sol Nascente e em Palmeiras.
Já a limpeza de bueiros está sendo realizada em toda a cidade, inclusive com limpeza do sistema de drenagem (tubulações). Este serviço foi feito na semana passada na área central do Dona Benta e no Jardim Carmem.
A Prefeitura reforça a importância de não jogar lixo nas ruas e córregos e nem praticar o descarte irregular, lembrando que há serviços como o cata-treco e os ecopontos à disposição para acolher os objetos inservíveis e em desuso.
A Defesa Civil de Suzano pode ser acionada pelo telefone 4748-5394, em caso de necessidade.




Rio Guaió passou por obras de limpeza por conta das chuvas em Suzano - (Foto: Regiane Bento/DS)




