O uso de máscaras no rosto deixa de ser obrigatório a partir desta sexta-feira (9) em todo o estado de São Paulo.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, quem usa o transporte público não precisa mais usar a proteção porque houve uma sinalização positiva do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), do Comitê Científico.
Houve queda significativa no número de casos e mortes por Covid-19, se comparado com os principais picos da pandemia. Esse foi o motivo da medida.
Com a decisão, o uso de máscara no rosto deixa de ser obrigatório nos ônibus da SPTrans, na Capital; nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ViaQuatro, ViaMobilidade e Metrô; nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), nos ônibus de todos os 645 municípios do Estado e em transportes suburbanos (Artesp).
A recomendação para uso da máscara continua, principalmente para pessoas que integram o grupo de risco (idosos acima de 60 anos, por exemplo). Porém agora, sem ser uma proteção obrigatória no transporte.
A obrigatoriedade de máscaras permanece nos hospitais e unidades de saúde. Decretos sobre a retirada das máscaras devem ser publicados nesta sexta-feira em diários oficiais.




Uso de máscaras no transporte público deixa de ser obrigatório - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)




