segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A mentira é sempre revelada no futuro

10 agosto 2022 - 05h00

Certa ocasião, foi trazido à presença de um honorável sábio um jovem ladrão que havia sido apanhado no ato de roubar. Porém, devido à sua pouca idade, não desejavam puni-lo tão severamente quanto a lei requeria. O sábio deveria mostrar ao menino o caminho lúgubre e o trágico final de uma vida de roubos e, dessa maneira, fazê-lo desistir daquela prática abominável. Mas o sábio não disse uma palavra sequer a respeito de roubo. Ele falou carinhosamente com o jovem e conquistou sua confiança. A única exigência que fez, foi que o rapaz prometesse sempre dizer a verdade. 
Pensando que tinha realmente se safado com facilidade, o garoto imediatamente concordou e foi para casa sentindo-se muito aliviado. Porém, durante a noite, pensamentos a respeito de roubo vieram a ele como nuvens que obscurecem a lua. Enquanto saía furtivamente por uma porta lateral da casa, entretanto, foi surpreendido por um pensamento: "Que irei dizer caso alguém me pare na rua para perguntar que estou fazendo? Que direi amanhã? Se mantiver minha promessa de ser veraz, terei de confessar tudo e não poderei evitar o castigo que mereço". À medida que o rapaz procurava ser veraz, apesar de todos os seus hábitos, tornava-se cada vez mais difícil para ele roubar. O desenvolvimento de sua veracidade criou espaço para sua honestidade e correção.
Amigo leitor, dizem que a mentira tem perna curta, o que é pura verdade. Mentir parece fácil no começo, mas o tempo acaba se incumbindo de mostrar a realidade nua e crua. Já a verdade, é simples de se recordar, pois é imutável. Portanto, para não passar vergonha no futuro, seja verdadeiro e honesto no presente.