sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ao inves de expectativa que pode trazer frustração, foque em perspectiva

18 novembro 2020 - 05h00
Você está motivado para trabalhar bastante e se esforçar para alcançar determinado objetivo? Se a resposta for "sim", continue a ler este artigo de cunho reflexivo. 
Muita gente motivada cria expectativas gigantescas em relação ao objetivo pretendido. Isso não é bom. Criar expectativa gera preocupação, estresse e até medo. E o motivo é bastante simples. A pessoa passa a gastar muita energia no presente por causa do objetivo traçado e tão aguardado. A energia que deve ser investida no momento atual, precisa ser relacionada às tarefas a serem realizadas no curto prazo, somente isso. O objetivo almejado deveria ser encarado apenas como uma perspectiva, ou seja, uma possibilidade que poderá acontecer no futuro. Isso é bem diferente de expectativa; os sentimentos gerados são completamente diferentes. 
Criar expectativas para o futuro é aumentar a possibilidade de frustrações no presente. É possível certo controle do que está acontecendo no aqui e agora. O amanhã é sempre incerto. Muitas coisas podem mudar de uma hora para a outra. Uma doença, perda de dinheiro, término de relacionamento, acidente, morte ou qualquer acontecimento inesperado. 
Li num livro sobre neurolinguística, que era bacana criar objetivos para o futuro, mas não com intuito de alcançá-los, somente como estratégia para sair da zona de conforto no momento presente. O autor dizia que o objetivo serve para colocar ação no dia de hoje e não para alcançar futuramente. 
Na sua visão desse autor, no decorrer do percurso é comum encontrarmos outros caminhos que nos levarão a outros objetivos. Isso é verdade, pois a vida é totalmente dinâmica e os acontecimentos podem surpreender. Por isso devemos ter muito cuidado com as expectativas. É muito melhor ter perspectivas.