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Jornal Diário de Suzano - 07/05/2024
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Coluna

Com emoção você consegue o que deseja

15 novembro 2023 - 05h00

Certo dia, o turco Nasrudin compareceu à Corte ostentando um magnífico turbante. Sabia que o rei iria admirá-lo, portanto, poderia vender-lhe a tal peça. "Nasrudin, quanto você pagou por essa maravilha?", perguntou o rei. "Mil moedas de ouro, Majestade". Percebendo a tramoia, o vizir cochichou ao rei: "Só um idiota pagaria tanto por um turbante". Disse o rei: "Afinal, por que pagou essa fortuna? Nunca ouvi falar de um turbante que custasse mil moedas de ouro". "Ah, majestade, paguei essa fortuna porque sabia que, em todo o mundo, só um único rei compraria essa peça maravilhosa". Encantado com o elogio, o rei ordenou que dessem a Nasrudin duas mil moedas de ouro e ficou com o turbante. Mais tarde, Nasrudin disse ao vizir: "Você pode conhecer muito bem o valor de um turbante, mas sou eu quem conhece as fraquezas dos reis". 
Amigo leitor, qualquer tipo de venda ocorre mais facilmente quando o vendedor usa, além dos argumentos racionais inerentes ao produto, também aqueles de cunho emocional. Esse é o segredo para se ouvir mais "sim" do que "não". 
Certa vez, uma moça de 40 anos, que passeava pelas alamedas de um shopping, vê na vitrine um lindo vestido. Resolveu entrar na loja só para admirar o vestuário, pois sabia que não tinha condições financeiras no momento para efetuar a compra. O habilidoso vendedor insistiu para que ela provasse o vestido e ao final disse: "Nossa, como você ficou linda; com essa roupa você vai conquistar o homem da sua vida". Essa frase impactou o emocional da cliente, que andava estressada pela falta de um relacionamento efetivo. Imediatamente, sacou de seu cartão de crédito e pegou em 12 parcelas.