segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Seu problema gera desafio ou desculpa?

14 setembro 2022 - 05h00

No futebol americano há um momento em que o jogador tem que dar um chute na bola. Há alguns anos, participava do circuito universitário um rapaz que era o recordista do chute. Ninguém chutava tão forte quanto ele. O importante nessa história, era que o pé que ele utilizava para conseguir tal façanha não tinha nenhum dos dedos! 
Quando descobriram isso, fizeram inúmeras entrevistas, e a primeira pergunta era sempre do tipo: "Como é que tendo tal deficiência você consegue fazer uma coisa que ninguém mais consegue?" E ele, orgulhosamente, respondia: "Porque eu cresci ouvindo meu pai dizer: "Encara as tuas deficiências e teus problemas como desafios, nunca como desculpas!". 
O amigo leitor já reparou, principalmente em redes sociais, como as pessoas reclamam e colocam obstáculos em tudo? Escuto pouca gente falando em sonhos, esforço, trabalho, dedicação, superação e persistência. Muito pelo contrário, boa parte delas destila veneno contra alguém. Criticar os outros é fácil, olhar para o próprio umbigo parece ser bem mais complicado. 
As mídias sociais viraram palco e terreno fértil onde, entre outros grupos, algumas pessoas frustradas, agressivas e que perderam a esperança em dias melhores discutem por tudo, mas sem realizar nada de positivo. Xingam e ofendem com extrema facilidade e sarcasmo sem se importar com o sentimento alheio. 
Tudo na vida é uma escolha, sendo que as consequências nada mais são que o resultado das atitudes que se toma no dia a dia. Portanto, quem somente tem boca para reclamar deveria colocar a mão na consciência e verificar qual foi sua plantação.