domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um Papa verde e atento

08 fevereiro 2024 - 05h00


Depois da "Laudato Si" (Louvado Seja), o Papa Francisco divulgou a Exortação Apostólica "Laudate Deum" (Louvado seja Deus), sobre transição energética. Para o Pontífice, "Cabe esperar apenas formas vinculantes de transição energética que tenham três características: que sejam eficientes, que sejam obrigatórias e que possam ser facilmente monitoradas".
É mais um fabuloso tento do Chefe da Igreja Católica, atento às mudanças climáticas e que tem autoridade para chamar as lideranças mundiais que são negligentes no trato dessa relevantíssima questão.
Desde o início de seu pontificado, Francisco se mostrou ser "O Papa Ecológico". 
Não por coincidência, ao adotar o nome do "Homem do Milênio", Francisco de Assis, mostrou que estaria atento ao ambiente. 
O "Pobrezinho de Assis" chamava todas as criaturas como irmãs, inclusive a "Irmã Natureza". 
Postura muito mais edificante e racional do que o egoísta antropocentrismo que legitima a destruição de todos os ambientes.
Boa notícia é a de que o Papa vai participar da COP28, um acontecimento inédito desde o início dessas reuniões, em 1995. 
Ele está muito preocupado com a leniência dolosa da maior parte dos governos: "Ainda temos tempo de impedir isso. o nosso futuro está em jogo, o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos. É necessário um pouco de responsabilidade". 
No dia 4 de outubro, fez apelo aos negacionistas da mudança climática e a políticos relutantes sobre o maior perigo que ronda a humanidade. 
Ele diz: 
"Será uma grande decepção o fracasso em Dubai. 
Colocará em risco tudo de bom que foi alcançado até agora. O planeta pode estar chegando ao ponto de ruptura". 
Os católicos sabem que Jesus Cristo prometeu estar com sua Igreja até o final dos tempos. 
Um Papa que se preocupa com o caos que se avizinha é mais um recado da Providência de que, se o homem não tiver juízo, a Terra não vai hesitar em continuar pelo cosmos, mas já sem a presença destruidora desse animal tão irracional.