sábado 18 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Jubileu Sacerdotal 1974-2024 sob a proteção de São Sebastião

12 janeiro 2024 - 05h00

Fico agradecido em primeiro lugar a Deus e ao seu Filho Jesus Cristo, à Nossa Senhora e a São Sebastião por estar comemorando este ano 50 anos de vida Sacerdotal. É nas paróquias de São Sebastião que tive a alegria de trabalhar ao longo dos 38 anos de vida missionária no Brasil.
Várias iniciativas acompanharão ao longo do ano o meu Jubileu Sacerdotal.
De imediato estarei prestigiando a festa de São Sebastião nas duas e únicas paróquias da Diocese de Mogi das Cruzes dedicadas a São Sebastião. Vindo da Itália, em agosto de 1986, iniciei a dar os primeiros passos na Terra de Santa Cruz e a viver o impacto com o clima tropical do Brasil na cidade de Suzano, residindo e trabalhando na Paróquia de São Sebastião, localizada na Praça João Pessoa. Foi difícil a minha adaptação à nova realidade brasileira, mas tive a força de prosseguir no caminho que me levou, aos poucos, a realizar um belo serviço de evangelização com as crianças, com os jovens e com as famílias suzanenses.
Mesmo não merecendo, recebi também, o título de cidadão suzanense no ano de 1998. Fortalecei o meu vínculo com Suzano pelas matérias que semanalmente público no Diário de Suzano com textos referentes à vida sócio política, cultural e religiosa da cidade. 
O meu agradecimento nas Missas que celebrarei em louvor a São Sebastião, nas paróquias de Suzano e de Mogi das Cruzes tem caráter particular e tal meu agradecimento está voltado para a minha devoção especial ao Santo. No entanto, mais solene será a comemoração do meu Jubileu Sacerdotal em Suzano no dia 2 de junho, Dia da Comunidade Italiana. Na Missa que celebrarei na Matriz de São Sebastião às 19 h. convidarei os suzanenses e as autoridades, acompanhando o rito cantos litúrgicos executados na língua italiana e músicas italianas executadas pela cantora Bianca Cirillo.
No dia 9 de junho, na celebração da Santa Missa às 18h, estarei comemorando os 50 anos de vida Sacerdotal na prestigiada paróquia dedicada a São Sebastião em Mogi das Cruzes, com a participação de Dom Pedro Luiz Stringhini bispo da Diocese.
Pretendo também, agradecer à Nossa Senhora Aparecida me unido à Romaria Diocesana, com a participação dos fiéis de toda a Região do Alto Tietê, como às Romarias paroquiais das Igrejas Matrizes de São Sebastião de Suzano e de São Sebastião de Mogi das Cruzes. Deus queira que consiga ir também, em Aparecida, a pé, pela Rota da Luz em maio, fora da época das chuvas. Enfim, não poderia faltar comemorar os meus 50 anos de vida sacerdotal na Itália, celebrando o Jubileu em Roma na Basílica de São Pedro no dia 9 de julho e logo em seguida na minha terra de origem, numa cidadezinha na “Província” de Bari. Na verdade, o Jubileu se tornará uma realidade vivificadora mediante o compromisso de servir a Igreja dentro de iniciativas pastorais a serem dirigidas ao povo, promovendo não apenas a vida espiritual, mas garantido a promoção do bem comum e o reconhecimento de seus direitos. Se faz necessário propor planos econômicos que ajudem o povo a sair do empobrecimento, insegurança e analfabetismo e celebrar a vida em comunhão com Deus e com os irmãos.