sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Como utilizar bem o nosso dinheiro

17 julho 2019 - 23h59
Quando se trata de dinheiro, nossos sonhos de consumo são ilimitados, mas, para a grande maioria dos mortais, o dinheiro é bastante limitado. 
Por isso, saber a diferença entre querer e precisar de algo na hora das compras é fundamental para equilibrar as finanças pessoais e familiar.
Precisar adquirir algo remete a todas as despesas mensais, referentes aos produtos e serviços que mantêm uma vida estável e querer envolve produtos e serviços que não são essenciais, mas que geralmente nos faz felizes ou deixam a vida mais prática e especial.
O grande problema é que compramos coisas e mais coisas direcionados pela propaganda -cada vez mais assertivas no mapear de nossas vontades e necessidade; sem pensar e sem analisar a nossa real necessidade de consumo naquele momento. Muitas vezes adquirimos algo somente para pertencer a algum grupo social, fazer bonito no nosso meio, está na moda, suprir alguma frustração, porque estamos tristes ou felizes. A frase: -eu mereço, porque trabalho para isto, não raro vem acompanhada de mais um carnê para pagar, do estouro da fatura do cartão de crédito e do limite do cheque especial. A pergunta que deveria ser feita é: -eu mereço mais essa dívida?
Quando entendemos que nosso dinheiro é uma moeda de troca, a qual trocamos todos os meses por nosso conhecimento, nossa saúde e nosso tempo, através de nosso trabalho, passamos a valorizar cada centavo ganho. Gastar com consciência dos objetivos e metas é a base da saúde financeira.
Na hora da compra o ideal e se perguntar se realmente precisamos daquele produto naquele momento, se tem dinheiro para comprar à vista e com desconto ou se é possível esperar um pouco mais. O segredo de saber diferenciar o produto que realmente precisamos daquele que simplesmente queremos é analisar os nossos sonhos em relação aos nossos objetivos de consumo. 
O ideal e se planejar para o consumo e ter em mãos uma lista de compras e numerar cada item por necessidade.
Warren Buffett investidor americano, que possui um dos maiores capitais do mundo, costuma dizer que -o preço é o que você paga e o valor é o que você leva. Portanto, seja um consumidor consciente e pague coisas com valor para ter uma vida financeira organizada, sem desperdícios, sem modismo.
$IM, o dinheiro foi feito para gastar, para trazer alegria e mais qualidade em nossas vidas. Mas saber equilibrar os sonhos de consumo com a necessidade é o pulo do gato do sucesso das finanças pessoais.