O Diário de Suzano é parte da minha vida. Não posso negar. Conheci e inicie a escrever aqui ainda em 1977, no tempo do Dr. Thadeu José de Moraes. Talvez até por isso seja hoje o mais antiguinho. Na data de mais uma comemoração do aniversário desta importante publicação, decidi trazer aqui uns trechos de meu livro “Suzano Estrada Real”, o primeiro sobre a História da nossa Cidade, publicado em 1994, há mais de trinta anos.
“O primeiro jornal de Suzano foi a Gazeta de Suzano, fundado em 20 de setembro de 1953. Seu Diretor era newton A. de Souza. Vi exemplar tipo tabloide, datado de 13 de dezembro de 1953 (n.13), trazia relato da história de Suzano, de Eneas Borges Oliveira e a planta de Romariz para a Vila da Concórdia que me foi mostrado por José Maria de Souza Coutinho.
A 3 de setembro de 1961 sai o primeiro número de A COMARCA DE SUZANO. Era uma publicação humilde, com o logotipo desenhado a mão em grosseiro gótico, sob o lema do trinômio “Independência, Imparcialidade, Justiça”. Seu Diretor-Chefe era Thadeu José de Moraes, um dos homens mais importantes da história moderna de nossa cidade. Foi Vereador em 1936. Tinha como endereço da Redação a Rua Dr. Campos Salles, nº 577, 1º andar, sala 102, Suzano.
As manchetes eram escritas à mão, o texto datilografado em três colunas e mimeografado a tinta em papel sulfite. Com o passar do tempo foi tendo edições tipografadas.
A primeira fase com iniciativa de Thadeu José de Moraes, esse valente catarinense, nascido em Lages, a 11 de junho de 1899, associado a Rubens Ferreira Martins e Herculano Pero, foi a mais difícil. Na segunda fase, já passando pelo linotipo, chegou a ter oito sócios, incluindo Carlos Molteni Jr. e Kazuhiro Mori. Todos foram se desligando, resistindo sempre o bravo Moraes. A periodicidade vai chegar a ser diária, provocando a denominação atual, DIÁRIO DE SUZANO. Hoje é o jornal com a tecnologia mais moderna da Cidade, com maquinário dos mais avançados do mundo, impressão a cores, redação informatizada. Tem equipamento que permite a editoração eletrônica e a diagramaç ão diretamente no computador.
Recebendo noticiário nacional passa a ser um jornal regional da mais alta qualidade em forma e conteúdo. Tem uma equipe de qualidade e variadas seções. Hoje dirigido pelos filhos de Thadeu José de Moraes, encabeçado por Octávio Thadeu de Moraes, que foi quem me provocou a escrever este livro de História Local (“Suzano Estrada Real”), sintetizando dezessete anos de anotações, tem (tinha em 1994), como Editor-Chefe Simone Leone, sendo Editores Assistentes Benê Rodrigues e Márcia Braghiroli. Funciona (va) em sede própria à Rua Monsenhor Nuno, nº 641, no Centro de Suzano. É hoje uma das maiores empresas jornalísticas da Região, dispondo mesmo de outros ó ;rgãos em municípios próximos. A família Moraes tem pelo que se orgulhar de tão profundamente marcar a história de nossa Cidade.”
Todos nós que participamos dessa empreitada, no meu caso, em especial, bem orgulhosamente, longa, somos felizes de tanto alcançarmos. Que continuemos nessas vitórias.

