quinta 09 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 09/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O Tempo Segue e Vira História

27 abril 2024 - 05h00

Semana passada fui fazer uma palestra no Tiro de Guerra 02 – 081, sobre a História Local da nossa Cidade de Suzano, como faço há uns vinte anos. Gosto muito, os jovens que são preparados para a Defesa Nacional, vão se envolvendo com a Cultura, a Assistência Social e mais da Cidade.
Quando iniciei essas palestras era outro local, com espaço bem mais modesto. Ele foi se modificando com o passar dos anos e hoje tem belas condições com suas características bem amplas. Atende uma centena de Atiradores no Serviço Militar. 
Atualmente a Chefia está com o bom Parceiro Primeiro Sargento Leonardo Oliveira Marques, que também é formado em Arquitetura e já desenvolve uns projetos para o futuro. Seu colaborador é o também Primeiro Sargento Moreira Manckel, também formado em Administração. Ambos são da Região do Vale do Paraíba. Em princípio, depois desses dois anos por aqui, devem ser transferidos para outras terras do nosso ime nso País. São atentos, cuidadosos, hão de ter muitas felicidades.
A Equipe de funcionários é da Prefeitura Municipal, as queridas Secretárias Marcia Lemes Wagner, a Marisa Isabel dos Santos Chamorro, a Sheila das Graças Paiva Melo, a Vanda Nubia Vieira Pereira de Souza. E conta ainda com os dois Estagiários: o Erick Vinicius de Jesus Ribeiro e o Gustavo Henrique Canadas Santos.
Faz tempo que me bato pela pratica do estudo de História, em especial da História Local. Em Suzano tenho a honra de ser o Autor do primeiro livro de História da Cidade, o reconhecido “Suzano Estrada Real”, que está completando este ano seus 30 anos de publicação. E estou em preparo de uma nova edição. Vamos ver se conseguimos. Este ano também completa 20 anos outro livro de História. “Retratos de Suzano”. Orgulho.
A criança vai identificando o seu universo olhando inicialmente seu entorno, papai, mamãe, irmãozinhos, priminhos, vizinhos, coleguinhas e por aí vai. Aprendendo a amar seu lugar. A história local se ensinada nas escolas possibilitaria não apenas as noções de pertencimento das crianças, dos jovens, como também tocaria nas famílias. Sei que nossa Educação está sendo destruída, passo a passo, precisaríamos acrescentar muito mais e o ensino da História ajudaria bem. Você sabe a sua própria História?
Sei meu tanto da vida militar, sou filho de militar, morei de Norte a Sul do Brasil. Assim, permitam-me acrescentar neste espaço uma homenagem a meu Pai, o Primeiro Tenente José Ribamar de Azevedo, que entre tantas outras funções, lá pela década de 1930 foi também Chefe do Tiro de Guerra de Caxias do Sul, RS. Foi um bom pai para mim e meus irmãos. Segue este Poema:
“Pai”
“Guardo tuas palavras/ Que tanto contestei/ Repetindo-as aos meus//
Quão doce fostes/ Sinto hoje/ No calor das lembranças/ A falta que o mantém//
Por vezes/ Ouço no silêncio/ As firmes decisões que me alumias/ Com que sabias/ Descobrir caminhos//
E eu não/ Ainda não”
O meu pai, se ainda estivesse entre nós, completaria no próximo dia 29 de Abril, seus 125 anos. Carinho das minhas lembranças.