sexta 03 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Outono que nos Vem

20 abril 2024 - 05h00

Temos mesmo de tomar conta do nosso tempo. A coisa bagunçou demais. Bem além do que se podia esperar. Muito mais do que vivemos nossos anos todos. Muito diverso da minha juventude. São Paulo sempre foi tranquilo, temperaturas amenas em espaço temperado dos trópicos.
Suzano nunca ultrapassou os trinta graus, quando muito chegava aos vinte e oito. Este ano tivemos aqui os trinta e cinco graus! Chuvas intensas e secas persistentes, arrasando as hortaliças do nosso cinturão verde. Inundações e deslises foram se alastrando e atacando as pessoas com violência. Muito sofrimento.
Isso afeta a nossa vida regular intensamente.
Entendo também que isso tudo se amplia com o desenvolvimento do radicalismo político. Sei que não é só coisa do Brasil, isso tudo afeta países pelo mundo, onde gente solta suas piores qualidades contra os demais. Infelizmente estamos vendo esse radicalismo se alastrar aqui em nossa terrinha com o abandono da participação política de muitos. Quando um terço nem comparece para votar é porque a coisa está bem feia. E os poderosos, em especial os que dominam as redes sociais com muita falsidade, tem suas inverdades espalhadas como se fossem reais. Muito de nossa gente é conduzido por esses e deixam de aceitar o racional, rejeitam o lógico, se submetem a dominadores até o nível do crime. É preocupante com certeza.
As pessoas estão se tornando muito mais agressivas. A violência contra a mulher se alargou de forma absurda. Muitos dizem que apenas passou a ser denunciada agora. Claro que sabemos que isso sempre existiu, mas não nas condições de hoje, diariamente, escandalosamente. Criamos delegacias para a Defesa da Mulher, mas ainda é pouco. Nem com a repressão os casos tem diminuído. Precisamos tratar disso na formação educacional também. Repetir e repetir e repetir.
A Economia se afeta de modo drástico, com muito mais gente com fome e tantas dependências. Muitos jovens abandonam as escolas antes de aprenderem o mínimo, muito antes de se prepararem para uma atividade profissional. Poderemos ter de enfrentar uma paralização do atendimento da demanda econômica e decairmos profundamente no universo mundial. Isso arrasaria o nosso país.
As brigas de torcidas altamente violentas, mesmo com mortes, está chocando a todos. Como uma base de esporte, de alegria, de esperança, está chegando a tais níveis de degradação, sendo tratadas como reações normais?
O abuso das drogas em todos os níveis e idades. Racismo imbecil. Fingir não perceber os efeitos desse clima estrambólico é querer esconder o exibido ostensivamente. 
Desculpem se pareço pessimista. Não me vejo assim. Estamos falhando em coisas graves, profundas. Tenho assistido a desconstrução da Educação Nacional, em especial a Paulista. Muito desmantelamento das estruturas, dos profissionais, com a consequente destruição das expectativas. A destruição das defesas das questões ambientais está sendo muito grave. Isso não afeta só o clima, derruba nossas visões de futuro.
O Outono pode trazer o florescer. Vamos estimular!