Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
quinta 13 de maio de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 12/05/2021
COLUNA

Sueli Barão

É evangélica, professora escreve aos domingos

À espera de uma promessa

11 ABR 2021 - 05h00

Esperar é complicado para todos nós. Ninguém gosta de ficar aguardando a resposta para alguma situação que traz aflição. Desde o ano passado, quando começou a pandemia na maior parte do mundo, estamos aguardando pelo tempo em que poderemos abraçar os nossos amados, em que será possível nos reunirmos, em que poderemos viajar ou mesmo fazer uma caminhada tranquila pela rua. Mas isso está demorando a acontecer. Assim, enquanto a realidade não muda, em geral, ficamos ansiosos, preocupados e angustiados. Será possível esperar com serenidade, fé e gratidão? Deus nos ensina a esperar com paciência, sem duvidar, sem reclamar, sem desistir do que Ele nos prometeu. Calebe é um grande exemplo para nós de espera vitoriosa. Ele recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Calebe e Josué foram os únicos espias que acreditaram que aquela terra pudesse ser conquistada - uma terra habitada por homens gigantes e bem armados. Os hebreus não tinham armamentos para enfrentá-los. Humanamente falando, seria impossível conquistar Canaã. Mas Josué e Calebe não tinham medo. Eles confiavam em Deus. "Se Deus tinha prometido, Ele cumpriria a Sua promessa". Quanto custa esperar por uma promessa ou por um sonho? Há quanto tempo você tem esperado? Já desistiu ou continua firme?
Os anos foram passando, e a terra de Canaã ainda não havia sido conquistada. Calebe já estava com 85 anos. Falando francamente, um homem com essa idade já não espera começar novos projetos, não é mesmo? Será que Deus tinha esquecido de Calebe? Ele viveria para pisar na terra? E, se pisasse, quanto tempo ainda teria para aproveitar a sua bênção? Muitos pensamentos podem ter passado pela mente de Calebe durante esses 45 anos. Anos caminhando, lutando, vislumbrando uma promessa. Anos mantendo uma fé viva. Anos visualizando o grande dia. O dia que parecia nunca chegar! Não é fácil alimentar a fé para viver o milagre! Muita gente desiste no meio do caminho. Não persevera! A Bíblia nos ensina em Hebreus 11:1-6 que "a fé é a convicção segura de que alguma coisa que nós tanto almejamos vai-se concretizar. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós(...) Não se pode agradar a Deus sem fé, sem confiar verdadeiramente Nele". Deus recompensa a fé daqueles que O buscam!
Enfim, o grande dia chegou! Calebe ainda estava forte, lúcido, como no dia em que Moisés o enviou para espiar a terra prometida. Triste daquele que acha que a sua vida terminou em razão da idade elevada que alcançou, ou de uma doença que o limitou, Nós mesmos colocamos empecilhos na nossa caminhada! Quando assisto a entrevistas e reportagens com atletas paraolímpicos, sinto-me tremendamente inspirada vendo os desafios que tiveram que superar. Calebe sentia-se forte e animado ao receber a sua promessa. Josué o abençoou e deu a ele a terra de Hebrom em herança, uma região montanhosa, porque ele havia perseverado em seguir o Senhor. (Josué 14:5-15) Quarenta e cinco anos. Você esperaria tanto? Se você não for perseverante, não conseguirá chegar a lugar algum. É naquele momento em que tudo parece difícil, até impossível, que a perseverança deve falar mais alto. A sua fé ajuda você a perseverar para alcançar os seus sonhos, as suas promessas?! Persevere, porque existe uma herança esperando por você!

 

SOUZA CAFÉ
BANNER APS DESKTOP

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias