sábado 18 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Uma oração transformadora

05 maio 2024 - 05h00

Não escolhemos a família que temos. Pode acontecer de pertencermos a uma família disfuncional, complicada. Pode ser que na vida familiar tenhamos passado por vivências difíceis, que nos causaram dor e sofrimento. Isso pode acontecer em qualquer família! Não existe família perfeita! Mas existem aquelas que vão passando por um processo de tratamento, que envolve o reconhecimento dos erros cometidos, liberação de perdão, disposição de seguir nos relacionamentos de uma forma mais saudável e produtiva. Hoje vamos falar um pouco sobre Jabes. (I Crônicas 4:9-10) Apenas dois versículos contam a história dele. O texto começa dizendo que ele foi a pessoa mais respeitada da sua família. O nome lhe foi dado pela mãe por causa do grande sofrimento que ela teve durante o parto. Em hebraico o significado do nome é "aquele que causa dor, aquele que dá tristeza, pesar, aflição, angústia". Um nome com significado bastante negativo! A gente imagina que a vida de Jabes não tenha sido fácil. Mas, certo dia, não sabemos em que momento da vida, ele orou assim: - "Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor". Deus atendeu a oração de Jabes. (I Crônicas 4:10) Em sua oração objetiva e específica, Jabes não fez um histórico de infortúnios. Ele foi com fé direto ao ponto!
As histórias de nossas famílias continuarão depois que nós partirmos. E a gente ora e espera que seja sempre uma história melhor que a nossa. Mas nem sempre é assim! Há muitas histórias familiares tristes registradas na Bíblia. Sim, essas histórias de famílias imperfeitas estão na Bíblia para nos ensinar a fazer diferente. Temos, por exemplo, um Jacó que seguiu o conselho da mãe e arranjou uma inimizade grande com o irmão, Esaú. Depois de muitos anos, eles se reconciliaram. Temos o caso de José, que foi invejado, traído, vendido aos mercadores por seus irmãos, que também enganaram o pai idoso, Jacó. Muitos anos depois eles se reencontraram; agora, José como governador do Egito, que no final acabou perdoando e ajudando os irmãos e toda a família. Temos a história da família do rei Davi, carregada de tragédias. Davi foi um bom guerreiro e rei, mas foi um pai um tanto ausente e permissivo em muitos momentos. Temos também histórias bonitas. Mas, mesmo nas melhores condições, sempre houve problemas que precisaram ser enfrentados. Assim é a família! Quando os problemas vêm é que a nossa força é testada! Somos humanos, e cada um tem as suas reações individuais frente aos desafios da vida. Todavia, estando unidos torna-se mais fácil vencer!
Ter uma família é uma grande riqueza. Quando todos nos abandonam, é a família que fica. Como na parábola do filho pródigo, contada por Jesus, há muitos filhos que se afastam da casa do pai, movidos pelo desejo de conhecer e aproveitar tudo o que o mundo oferece. Vivem cercados de amigos interesseiros, que os abandonam nos dias difíceis. No entanto, eles sabem que são esperados por um pai que nunca deixou de amá-los. Queremos voltar para a nossa família. Desejamos viver em família! Nós podemos melhorar em família! Os pais não devem deixar o encorajamento, a correção, a expressão de amor aos filhos para amanhã; os filhos não devem deixar de reconhecer e agradecer por todo o esforço dos pais na educação deles ao longo dos anos; o marido e a esposa não devem deixar de declarar o amor um pelo outro; os irmãos não podem deixar de interagir regularmente, mesmo morando longe. Não sabemos o nome do pai e da mãe de Jabes. Provavelmente, eram pessoas pobres e pouco conhecidas. Gente comum, do povo. Mas o texto bíblico diz que Jabes se tornou um homem abençoado, próspero, feliz, o mais respeitado de sua família, porque Deus atendeu a oração dele. Deus pode fazer o mesmo por nós! Podemos permitir que os problemas da vida, sejam quais forem, nos destruam, ou podemos orar para que o Senhor nos abençoe e nos ajude a construir uma história diferente!