Os especialistas dizem que a ciclovia é planejada baseada na ideia de incentivar o uso deste meio de transporte alternativo e, sobretudo, viabilizar o seu uso dentro dos padrões de segurança viária. É uma forma importante de garantir no sistema de mobilidade urbana espaço para esse tipo de transporte. Poá iniciou, há algumas semanas, a implantação de ciclovias ao longo da Avenida Jorge Allen, seguindo pela Avenida Anchieta. O DS acompanhou ontem como ficou a implementação na cidade. A rota, bem como o fácil deslocamento, também são pontos considerados importantes. As placas de sinalização e unidade visual devem ser de fácil visualização também. Especialistas dizem que para que as pessoas se sintam confortáveis ao utilizar a ciclovia, a estrutura deve proporcionar conforto, como largura adequada, itens de segurança, como sinalização visível e piso adequado. Outro ponto da ciclovia é a atratividade que a mesma incide sobre as pessoas, o espaço deve ser elaborado de forma que a rota cruze locais agradáveis e tranquilos, sempre com segurança e comodidade. Um exemplo de projeto de ciclovia para o denominado Cicloturismo é o famoso EuroVelo. Trata-se da Rede Europeia de Ciclovias, projetada pela Federação Europeia de Ciclistas com o intuito de desenvolver rotas que cruzem o continente Europeu. Compõem a Rota Norte – Sul: Rota da Costa Atlântica, dos Peregrinos, Romea Francigena, da Europa Central, Rota do Báltico ao Adriático e Rota da Europa de Leste. As Rotas do Oeste são: Rota das Capitais, de Roscoff, do Atlântico ao Mar Negro e Rota do Mediterrâneo. Estudos indicam que as ciclovias podem aumentar o risco de colisão entre carros e bicicletas nos cruzamentos, por isso a importância do planejamento cicloviário, sinalização e segurança deste espaço. Na região do Alto Tietê, assim como Poá, outras cidades estão em busca de implementação do sistema. É, sem dúvida, uma importante saída para melhoria da mobilidade urbana e a redução de carros, melhorando o tráfego.